SwitchBack – Batendo de Frente [2021]

SwitchBack – Batendo de Frente [2021]

Por Thiago Reis

A banda SwitchBack vem conseguindo uma boa sequência de lançamentos nos últimos anos, culminando com seu mais recente trabalho, o EP Batendo de Frente. A formação que participou das gravações no Tellus Studio em Niterói – RJ consiste de Vinny Blanc (vocal), Fabio Lannes (guitarra), Luciano Munhoz (baixo) e Mauro Lopes (bateria). O EP foi lançado com o apoio do programa Metal Mania e pela Extremamente Grave, em uma versão papersleeve com encarte e limitada a 500 cópias em sua primeira prensagem. A arte da capa também é digna de nota, com assinatura de Gesiel Coelho.

O álbum se inicia com “Corrosão” e uma bela intro da dupla baixo/bateria, até a entrada de um riff muito bem executado, com momentos bem interessantes. A letra fala sobre cobiça, soberba, preguiça, avareza, luxúria, ira e gula, ou seja, os pecados capitais, além de questões interessantes a respeito de idolatria fútil, um grande problema enfrentado pela humanidade nos dias atuais. “Passa seu Ego pra Cá” tem riffs cavalares, rápidos e precisos, em conjunto com uma letra que fala de questões que envolvem egocentrismo e egoísmo, com trechos de destaque como “não quer nem saber da pobreza em volta, mas ter a certeza do seu carro na volta”. Ao final da música encontramos uma variação interessante do riff inicial da música, o que deixa a música ainda melhor.

“Pelo Povo Para o Povo” é a próxima e a agressividade das guitarras continua dando o tom, com uma crítica áspera e necessária aos governantes, com partes que dizem “governantes não governam, pelo povo para o povo, não se engane, não aceite, governantes que não governam, pelo povo para o povo”. Os solos de guitarra também são destaque, com riffs bem diretos e agressivos servindo como base. “Bota a Cara Cuzão” começa com riffs um pouco mais cadenciados, mas não menos pesados. O alvo da letra é o típico internauta que tem opinião para tudo, se acha especialista em todos os assuntos e semeando as chamadas Fake News. As mudanças de andamento e a cozinha muito bem executada dão um toque especial à música, que aborda um tema muito atual.

“Jack’n’Coke” é uma música bônus exclusiva do álbum físico, se configurando em uma ótima razão para adquirir o disco, pois apresenta um riff bem carregado de influências de Motörhead que inclusive é citado na letra. Além disso, tem uma levada mais animada no que se comparada às outras músicas já citadas. Trechos como “Um dia perfeito, sem remorso, nasci para perder, mas vivo para vencer” também são uma influência direta de Motörhead, o que deixa ainda mais interessante a última faixa de Batendo de Frente.

O SwitchBack vem apresentando bons lançamentos com Sobrevivendo ao Caos (EP, 2019) e com Batendo de Frente (EP, 2021). Passada a fase de estabilização da banda no cenário com dois ótimos EPs, deve-se levar em consideração que o próximo lançamento seja um álbum full lenght, para que o quarteto de Niterói se firme cada vez mais no cenário nacional.

Track list

  1. Corrosão
  2. Passa seu Ego pra Cá
  3. Pelo Povo Para O Povo
  4. Bota a Cara Cuzão
  5. Jack’n’Coke

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.