Citizen King – Mobile Estates [1999]

Citizen King – Mobile Estates [1999]

R-818008-1322872280.jpeg

por Ulisses Macedo

Se tem uma coisa que a maioria dos grupos musicais almeja, é refinar sua sonoridade com uma boa dose de melodias comerciais, mas sem desvirtuar-se da sua essência e integridade. O Citizen King, grupo americano vindo da cidade de Milwaukee, foi formado por um grupo de amigos unidos pelo prazer de jogar boliche que, indo juntos a concertos locais, juntaram-se para criar seu próprio som. O quinteto, formado por Matt Sims (voz e baixo), Kristian Riley (guitarra), Dave Cooley (teclados), D.J. Brooks (bateria) e Malcolm Michiles (DJ), mostrou bom serviço no no ótimo debut Brown Bag LP (que teve ótima recepção da crítica, mas não conseguiu segurar a atenção do público) e no EP Count the Days, além do raro e obscuro Sydney Hih, mesmo nome do estúdio onde gravavam, e já vinham angariando seguidores no underground da região com seu party-rock dançante, unido a batidas de rap, hip-hop, ska e funk, além de discretas pitadas de blues, e mostrando influências de grupos como Beastie Boys, Fear e Fishbone. Quando finalmente conseguiram um contrato com uma grande gravadora (a Warner Bros., que os pegou para si depois da turnê com o Fishbone), botaram pra quebrar. O resultado? Mobile Estates.

Fica impossível falar do disco sem mencionar o single “Better Days (And the Bottom Drops Out)”, único sucesso da banda que atingiu pela primeira vez o rádio e as paradas musicais (#25 na Billboard Top 100), chegando a figurar no filme 60 Segundos, na série Malcolm e, claro, na MTV. Ela é tão, mas tããão anos 90… mas é difícil não se cativar pela letra down-to-earth e a batida simples. Entretanto, apesar de servir de acusação para catalogar o grupo como um 1-hit-wonder, a música é apenas uma das outras treze do disco. A abertura empolgante com “Under the Influence”, com scratches, samples e a guitarra de Kristian ao fundo do mix já esquenta as coisas nesta faixa de ótimo refrão que, junto com “Better Days”, deu as caras também na trilha sonora do videogame Street Sk8er 2 – e foi assim que eu passei a gostar de mais uma banda desconhecida.

Citizen-King

A pegada mais roqueira aparece em “Safety Pin”, e a essa altura o ouvinte já está balançando a cabeça na levada da música. O álbum, em geral, flui suavemente na linha rap com funk de “Jalopy Style”, seguindo com ótimos momentos como “Smokescreen” e sua deliciosa linha de baixo, ou “Skeleton Key”, divertida de cantar junto e que sempre me lembra uma versão moderna do Creedence Clearwater Revival. O lado A é muito bom, com o lado B caindo um pouco em qualidade, mas ainda mantendo o pique. A lenta e jocosa “Closed for the Weekend” é uma das mais íntimas, referindo-se ao incidente no Maritime Days, um festival anual de Milwaukee onde o vocalista Matt Simons foi preso por sua conduta desordeira… durante o próprio show! Outra em que a banda mostra mais de seu contexto social é “Billhilly”, uma sátira dos estereótipos que o pessoal de Milwaukee sofre. Para encerrar, “Checkout Line” traz latentes passagens de teclado e a aparição de saxofone e trompete. Minha preferida é, entretanto, “Basement Show”, com a retumbante bateria de Brooks e o baixo bem alto ditando o ritmo da realidade de vida do Citizen King. Aliás, é aqui que Brooks mais se destaca, mostrando-nos o que aprendeu do lendário Clyde Stubblefield, famoso por sua parceria com James Brown.

Apesar das coisas parecerem finalmente estar decolando, nada disso durou muito tempo. Ofuscados pelas comparações com Beck (que lançou Midnite Vultures no mesmo ano), eles ainda começavam a lidar com divergências internas, onde as más línguas apontam para o ego de Matt. Cada um foi pro seu lugar: Matt mudou-se para a Alemanha para focar numa carreira solo de música eletrônica, Dave tornou-se produtor e Brooks abriu um restaurante; quase nada se sabe do resto. Mobile Estates não é um disco revolucionário, mas é sincero e diverte o bastante para que ainda ouça de vez em quando. Sempre fico me perguntando como seria se eles tivessem seguido em frente. Na falta de uma improvável reunião, só me resta colocar o disco pra rodar, de novo.

R-1891735-1413965895-6165.jpeg

Track list

  1. Under The Influence
  2. Better Days (And The Bottom Drops Out)
  3. Safety Pin
  4. Jalopy Style
  5. Basement Show
  6. Smokescreen
  7. The Milky Way
  8. Long Walk Home
  9. Skeleton Key
  10. Closed For The Weekend
  11. Salt Bag Spill
  12. Billhilly
  13. Checkout Line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.