Tralhas do Porão: Kahvas Jute – Wide Open

Tralhas do Porão: Kahvas Jute – Wide Open

11752370_438270659690383_1664048529_o

Por Ronaldo Rodrigues

O Kahvas Jute foi formado a partir do grupo Mecca, encabeçado pelo guitarrista Dennis Wilson, que era um músico de estúdio do cenário de Sydney, Austrália, e já tinha rodado o circuito com vários grupos beat. Junto com Dennis, faziam parte do Mecca o baixista Bob Daisley e o baterista Robin Lewis. Em 1970, também contariam com os vocais de Clive Coulson, um cara super descolado que já tinha trabalhado como roadie dos Yardbirds, Pretty Things e Led Zeppelin. O Mecca chegou a lançar um single e excursionou pela Nova Zelândia por um ano, mas logo Coulson pulou fora, voltando a trabalhar com o Led Zeppelin em sua tour européia de 1970. Isso motivou o fim do grupo naquele mesmo ano. Wilson e Daisley começavam a trabalhar em um novo projeto.

Wilson tinha fama razoável como guitarrista e convidou os então membros do Tamam Shud (banda emergente do cenário de Sydney), o baterista Dannie Davidson e o guitarrista Tim Gaze, para a nova banda que formaria junto com Daisley. Tim era um

garoto prodígio de 17 anos que detonava como guitarrista, tendo substituido o primeiro guitarrista do Tamam Shud, Alex Zytnic. Já Dannie era membro desde o início do grupo.

11741961_438270649690384_1620367133_n

Com a banda formada, começaram a trabalhar em composições e batalhar a gravação do disco. O entrosamento da banda era impressionante e já no início eram aclamados pelas platéias que os viam. Isso atraiu a atenção do selo Festival, que estava inaugurando uma subsidiária para cuidar de grupos mais ousados, a Infinity.

Selado o contrato, partiram para os estúdios da Festival e gravaram o disco Wide Open em apenas 3 dias, mesmo contando com tempo ilimitado de estúdio. O disco foi um dos primeiros lançamentos da Infinity, que entrou no mercado em janeiro de 1971. O disco foi bem comentado na época, com a banda arrebentando ao vivo e com as boas composições. Como compacto para divulgação, foram lançadas no mesmo ano as canções “Free” e “Ascend”. Mas enquanto o LP estava sendo lançado, o jovem Tim Gaze novamente voltava a trabalhar com o Tamam Shud, para o lançamento do disco Goolutionites and the Real People, o que atrapalhou bastante a divulgação do trabalho.

A banda resolveu seguir em frente como trio. Wilson e Davidson partiram para a Inglaterra, tentando a sorte por lá, já que Wide Open passou a ser comentado entre os mais antenados na terra da Rainha. Bob Daisley inicialmente não foi, sendo substituído temporariamente por Scott Maxey. A banda, infelizmente acabou passando um tanto quanto despercebida por lá e encerrou as atividades. Existem boatos não confirmados de que David O’List, do The Nice, teria tocado guitarra com os caras do Kahvas Jute nessa estada pela Inglaterra.

11721135_438270653023717_1487441749_n

Bob Daisley acabou se dando bem na mesma Inglaterra, trabalhando com grupos como Mungo Jerry e Chicken Shack e posteriormente beliscando a fama ao tocar com Rainbow, Uriah Heep, Black Sabbath e Gary Moore. Dennis Wilson chegou a ser convidado para integrar um projeto com ex-membros do Jeff Beck Group em 73, porém o lance não se concretizou. Dennis voltou para a Austrália e reformulou o Kahvas Jute, com Davidson e Maxley, que durou até 1974, tendo como maior feito nessa época ser a banda de abertura de Bo Diddley durante sua tour australiana. Wilson formou o grupo Chariot e Davidson foi para o grupo de blues-rock Band of Light. Tim ficou com o Tamam Shud até o fim da banda, em meados de 72, e depois ficou nos bastidores, sendo um guitarrista muito respeitado em seu país.

Wide Open possui uma beleza rústica e surrada, com canções em que predominam nuances belas e um instrumental eloquente. Há também momentos pesados e lisérgicos convivendo com toques jazzistas, mas todos envoltos em uma abordagem pitoresca de um instrumental hippie-rural. Baixo e guitarra em encontros e embates trêfegos, que com certeza se graduaram na escola de improvisações do Cream.

Fora da Austrália, é bem díficil encontrar o LP. Em CD, o selo italiano Akarma o relançou nos anos 2000, numa edição em formato digipack. Em julho de 2005 o grupo se reuniu para um show em Sydney e lançou o material em vídeo, mostrando bastante vigor e qualidade nas releituras de suas canções. Além do vídeo, batizado de Then Again: Live at The Basement / The Quickening, o único disco do grupo também foi relançado pelo selo Aztec Music com algumas faixas bônus, do atual período.

R-2939997-1334741359.jpeg

Track list

  1. Free
  2. Odyssey
  3. Up There
  4. She’s So Hard to Shake
  5. Vikings
  6. Steps of Time
  7. Twenty Three
  8. Ascend
  9. Parade of Fools

 

Um comentário em “Tralhas do Porão: Kahvas Jute – Wide Open

  1. Conheci essa banda recentemente e tenho ouvido bastante. Som bem vigoroso, muito bom de ouvir. O autor do texto por acaso possui as letras deste álbum? Se tiver e puder compartilhar, fico muito agradecido.

    Em tempo, parabéns pelo site. Layout agradável e conteúdo de boa qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.