Direto do Forno: H.E.A.T. – Freedom Rock [2010]
Freedom Rock tem início com a ótima “We’re Gonna Make It To The End”, que remete diretamente à sonoridade do primeiro disco do Danger Danger, com as camas de teclado, riffs melódicos de guitarra e o destaque imediato do disco, o excelente vocalista Kenny Leckremo, que tem um timbre suave e perfeito para o estilo. “Black Night” traz o único convidado do álbum, Tobias Sammet (Edguy/Avantasia), em dueto com Leckremo, em uma música que lembra o estilo adotado pelo Europe em Out Of This World [1988] e Prisioners In Paradise [1991], e conta com solos arrebatadores de ambos os guitarristas, Dave Daleone e Eric Rivers. Outro grande momento do álbum é “I Can’t Look The Other Way”, que segue um linha próxima ao que o Journey fez em Escape [1981] e Frontiers [1983], e é uma pena que as rádios ignorem totalmente este tipo de som hoje em dia.
Ainda que as influências da banda apareçam com clareza ao longo do disco, Freedom Rock mostra um H.E.A.T. mais maduro e com uma personalidade mais forte que no disco anterior, como fica claro em uma das melhores músicas do disco, “Nobody Loves You Like I Do”, extremamente empolgante e dona de um refrão inesquecível. Outros destaques do disco são a animada “Danger Road”, a melódica “Stay” e a maravilhosa “Cast Away”, que lembra o sensacional primeiro disco do Talisman.
Gosto desse disco. Está rolando uma renovação interessante na seara mais melódica do hard rock nos últimos anos, de gente que não tem vergonha de admitir suas influências oitentistas, compondo músicas carregadas de boas melodias, que têm tudo para funcionar bem ao vivo. A Suécia certamente é um dos países que tem liderado essa onda, congregando bons músicos e atraindo interesse internacional. Pena que é tão difícil que esses grupos venham tocar por essas bandas, dado que nosso público para esse estilo ainda é fraco.