Thin Lizzy – Thin Lizzy [1971]

Thin Lizzy – Thin Lizzy [1971]

Por Daniel Benedetti

Thin Lizzy é o álbum de estreia da banda irlandesa de mesmo nome, lançado pela Decca Records em 30 de abril de 1971.

O Thin Lizzy é uma banda de hard rock formada em Dublin, Irlanda, em 1969.

Dois dos membros fundadores do Thin Lizzy, o baixista e vocalista Phil Lynott e o baterista Brian Downey, conheceram-se na escola em Dublin no início dos anos 1960. Lynott, nascido em 20 de agosto de 1949, em West Bromwich, Inglaterra, era filho de mãe irlandesa, Philomena, e pai guianense, Cecil Parris, sendo criado em Dublin a partir dos três anos de idade.

Downey, nasceu em 27 de janeiro de 1951, é um nativo de Dublin.

Phil Lynott (vocais e baixo), Brian Downey (bateria) e Eric Bell (guitarra)

Lynott ingressou em uma banda local, The Black Eagles, como vocalista em 1963, e Downey foi recrutado como baterista em 1965. Em 1967, o vocalista foi convidado a se juntar ao Skid Row pelo baixista Brush Shiels, grupo que trouxera o adolescente, guitarrista de Belfast, Gary Moore, para a banda no início de 1968. Após uma aparição decepcionante na televisão, em junho de 1969, Shiels demitiu Lynott, apesar de permanecerem em boas relações, pois, posteriormente, ensinou o cantor a também tocar baixo. Lynott então formou o Orphanage com Downey na bateria, depois que a banda anterior de Downey, Sugar Shack, havia se separado.

O guitarrista Eric Bell, nascido em Belfast em 3 de setembro de 1947, iniciou sua carreira tocando em bandas locais como The Deltones, Shades of Blue e The Bluebeats, e a última encarnação do Them com Van Morrison, entre setembro e outubro de 1966.

Bell mais tarde se mudou para Dublin e juntou-se a uma banda irlandesa chamada The Dreams, mas saiu em 1969 com o objetivo de formar uma banda de rock. Um conhecido de Bell, Eric Wrixon, organista de Belfast, também ex-membro do Them, também havia se mudado para Dublin e ingressado no circuito de shows, mas tinha planos semelhantes de seguir na direção do rock. Em dezembro de 1969, Bell e Wrixon se encontraram por acaso em um pub de Dublin e descobriram que eles compartilhavam idéias semelhantes de formar uma banda, e decidiram visitar o Countdown Club, onde viram Lynott e Downey se apresentando com o Orphanage.

Phil Lynott

Lynott não estava tocando baixo no momento, mas Bell ficou particularmente impressionado com Downey, e apresentou-se a eles durante um intervalo. Quando Bell perguntou se eles considerariam formar uma banda, Downey estava inicialmente cético, mas os dois estavam cientes da reputação musical do guitarrista.

Eles chegaram a um acordo naquela noite, porém, com a condição de Lynott tocar baixo e cantar, e que a banda tocasse algumas das composições dele.

Bell disse mais tarde: “Dali em diante, éramos uma banda”. Wrixon também foi incluído como organista no grupo ainda sem nome, tornando a formação inicial um quarteto. Na semana seguinte, Lynott visitou Bell em seu apartamento e tocou gravações de algumas de suas próprias músicas. Bell ficou impressionado: “Eles eram tão bons. Eu soube imediatamente que poderia colocar meu estilo de guitarra neles”.

A banda começou a atrair a atenção da imprensa musical irlandesa quase que imediatamente, quando começou a ensaiar em janeiro de 1970. Em 1º de janeiro, a revista New Spotlight anunciou que Bell e Wrixon deveriam fazer parte de uma nova banda. No início de fevereiro, a mesma imprensa começou a questionar o atraso em qualquer anúncio público do “supergrupo Bell-Lynott”. O nome Thin Lizzy foi anunciado à imprensa em 18 de fevereiro. O nome veio de um personagem robô do quadrinho britânico The Dandy, chamado Tin Lizzie, que eles ajustaram a Thin Lizzy como uma referência divertida ao sotaque local de Dublin, no qual “thin” seria pronunciado como “t’in”.

Em alguns de seus primeiros shows, a banda foi erroneamente promovida como “Tin Lizzy” ou “Tin Lizzie”.

O primeiro show do Thin Lizzy foi em uma escola em Cloghran, perto do Aeroporto de Dublin, em 1970, embora as fontes variem na data de 16, 19 e 20 de fevereiro. Em julho de 1970, a banda lançou um single, “The Farmer”/”I Need You”, pela EMI, com o lado B composta por John D’ardis, dono do Trend Studios, onde o single foi gravado. O single vendeu apenas 283 cópias e agora é um item de colecionador.

Wrixon deixou a banda antes do lançamento do single, significando que havia uma parcela maior de receita para os três membros restantes. Ele se mudou para Europa continental antes de retornar a Belfast, juntando-se à sua antiga banda, o Them. No final do ano, o Thin Lizzy assinou contrato com a Decca Records e viajou para Londres, em janeiro de 1971, para gravar seu álbum de estreia, Thin Lizzy.

O disco foi gravado entre os dias 4 e 9 de janeiro de 1971, no Decca Studios, em Londres, com a produção de Scott English.

Eric Bell

O álbum é aberto com a enigmática “The Friendly Ranger at Clontarf Castle”, uma faixa com os ótimos vocais de Phil Lynott e uma interessante melodia embalada pela bateria. “Honesty Is No Excuse” é conduzida pelo violão de Lynott e encontra espaço para solos de guitarra inspirados de Eric Bell. A tocante “Diddy Levine” é a música mais longa do trabalho, com mais de 7 minutos, de um Hard Blues Rock de primeiríssima linha.

“Ray-Gun” é um Blues infernal, no melhor sentido, com as guitarras de Bell afiadíssimas em um ritmo desconcertante. Na sequência, surge “Look What the Wind Blew In”, a qual se configura um rockão mais básico, mas interessante. “Eire” tem uma atuação inspirada de Eric Bell nos solos de guitarra e antecede a furiosa “Return of the Farmer’s Son”.

“Clifton Grange Hotel” traz uma prévia da enigmática e típica sonoridade do Thin Lizzy, ou seja, extremamente melódica e, ao mesmo tempo, agressiva. Predominantemente acústica, “Saga of the Ageing Orphan” abraça o folk em uma composição mais intimista, mas não menos sensível. Para finalizar o disco, “Remembering” é outro Hard/Blues bem competente.

O álbum vendeu moderadamente bem, mas não chegou às paradas de sucesso nem no Reino Unido, apesar da divulgação e do apoio dos influentes Djs, John Peel e Kid Jensen. A crítica tem o disco em boa conta. Eduardo Rivadavia, do AllMusic, descreveu o álbum como “surpreendentemente suave” e apontou que várias músicas parecem “confusas e inacabadas”. No entanto, ele afirma que “Look What the Wind Blew In” como uma “dica do que está por vir”.

O jornalista canadense Martin Popoff apreciou o sabor experimental do álbum “extraindo principalmente de influências bluesy não metálicas” e achou as composições “surpreendentemente bem escritas, muito irlandesas, muito sentidas”. Thin Lizzy claramente ainda não demonstra o grupo que criaria obras incríveis e memoráveis como Jailbreak (1976), mas já dá amostras do talento de Phil Lynnott como compositor e da capacidade da banda em criar melodias harmoniosas e comoventes.

Por volta de março de 1971, a banda mudou-se permanentemente para Londres, antes do lançamento do mal sucedido EP, New Day, em agosto. Apesar das vendas fracas, a Decca concordou em financiar o segundo álbum da banda, Shades of a Blue Orphanage, lançado em Março 1972.

Formação:

Philip Lynott – Vocal, Baixo, Guitarra-base, Violão

Eric Bell – Guitarra, Guitarra de doze cordas

Brian Downey – Bateria, Percussão

Músicos adicionais:

Ivor Raymonde – Mellotron em 02

Faixas:

  1. The Friendly Ranger at Clontarf Castle
  2. Honesty Is No Excuse
  3. Diddy Levine
  4. Ray-Gun
  5. Look What the Wind Blew In
  6. Eire
  7. Return of the Farmer’s Son
  8. Clifton Grange Hotel
  9. Saga of the Ageing Orphan
  10. Remembering

Um comentário em “Thin Lizzy – Thin Lizzy [1971]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.