Axe – Offering [1982]

Axe – Offering [1982]

Por Fernando Bueno

Em uma edição recente a Roadie Crew listou álbuns importante no rock e no metal lançados no ano de 1980. Um deles é Living On The Edge do Axe. A lembrança desse disco me fez tirar da minha prateleira de discos o único que tenho deles, Offering, lançado dois anos depois, então seu terceiro álbum de inéditas.

O Axe é uma daquelas bandas surgidas ali no final dos anos 70 que tinham uma gama grande de influências que fazia o grupo transitar por diversos estilos musicais. É fácil olharmos hoje, depois de tudo estar bem definido, e classificarmos os grupos como hard rock, heavy metal, AOR, etc. Mas na época, eu imagino, que não fazia tanta diferença assim quando a banda queria pesar um pouco mais em uma canção, tocar um pouco mais rápido em outra ou encaixar uma melodia de fácil assimilação para finalizar tudo isso. E o Axe fez isso muito bem.

Quando a banda surgiu, no estado da Flórida nos Estados Unidos, e gravou seu primeiro disco, autointitulado em 1979, Bobby Barth, guitarra e vocal, já era um músico com seus 27 anos, mais velho que a média maioria dos jovens que estavam montando suas bandas na época. Junto dele Teddy Mueller na bateria, Michael Turpin no baixo, Edgar Riley Jr. Nos teclados e Michael Osborne na guitarra. Aliás, antes da entrada desse último a banda se chamava Babyface, e mudou para Axe pouco antes da gravação do debut. Para a gravação de Offering, Wayne Haner entra para o lugar Michael Turpin.

Os teclados de Edgar Riley abrem o disco em “Rock N’ Roll Party in the Streets” com uma sequência de acordes que faz você sacar qual é a da banda logo de cara. Sabem aqueles filmes dos anos 80 em que popularizaram uma música? Então, essa faixa poderia muito bem estar em um deles. Em “Video Inspiration” o peso das guitarras está mais na cara e a melodia vocal vai fazer você ficar cantarolando por um bom tempo.

O ritmo desacelera um pouco para as melódicas “Steal Another Fantasy” quase journeyana e a tentativa de hit “Jennifer” para então fechar o lado A (recado aos jovens; o álbum foi lançado primeiramente em vinil) com uma ótima versão de “I’ve Got the Fire” do Montrose. Se vocês não conhecem a versão original com Ronnie Montrose na guitarra e Sammy Hagar no vocal lançada no álbum Paper Money de 1974, certamente conhece uma das versões feitas pelo Iron Maiden com Paul Di Anno em 1980 (no lado B do single de “Women in Uniforme”) ou já com Bruce Dickinson em 1983 (versão ao vivo no lado do single de “Flight of Icarus).

O peso volta no lado B com a ótima “Burn the City Down”. Já na menos inspirada “Now or Never” temos o retorno de um hard mais radiofônico. Fechando o disco “Holdin’ On” e a cadenciada “Silent Soldier”.

Na turnê de Offering a banda tocou com vários dos grupos de ponta da época como Scorpions, Kiss, Ozzy Osbourne, Iron Maiden e ZZ Top. Depois dele o Axe ainda lançaria em 1983 Nemesis que acabou interrompendo um nível de qualidade que vinha constante desde o seu primeiro lançamento. Entretanto não foi esse o motivo que ocasionou a retirada da banda dos holofotes do sucesso, mas sim a trágica morte do guitarrista Michael Osborne em um acidente de carro em que também feriu Bobby Barth. Após o ocorrido o grupo se dissolveu. Nos anos 90 gravaram mais um disco com uma formação bastante alterada e depois dos anos 2000 mais dois, sendo o último deles chamado de Final Offering (2019) que mostra o quanto o álbum tema desse texto foi importante para eles.

É fácil dizermos hoje que essa banda poderia ter alçados vôos maiores pois o seu material tinha bastante qualidade, mas é fácil também entender o motivo de terem sido ofuscados já que 1982 foi o ano de lançamento de vários discos clássicos como Screaming For Vengeance, Blackout, Iron Fist e The Number of the Beast, só para citar alguns. A concorrência foi forte, principalmente para uma banda americana em um ambiente então quase todos europeu, mas hoje você pode ouvir, afinal nunca é tarde para conhecer bandas legais.

Track List:
01 – Rock ‘n’ Roll Party In The Streets
02 – Video Inspiration
03 – Steal Another Fantasy
04 – Jennifer
05 – I Got The Fire
06 – Burn The City Down
07 – Now Or Never
08 – Holdin’ On
09 – Silent Soldiers

Um comentário em “Axe – Offering [1982]

  1. Único álbum que tenho dessa banda e o primeiro que escutei deles.
    Quando ouvi Rock N’ Roll Party in the Streets tive essa impressão de trilha sonora de algum filme. Bandaça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.