Notícias da Semana {25 a 31 de outubro}

Notícias da Semana {25 a 31 de outubro}

Diálogos Sonoros: Digão (Raimundos) é atração em workshop internacional

Bate-papo e aprendizado. Essa é a proposta do Diálogos Sonoros. O evento trata de um ciclo de palestras e workshops com foco nos bastidores da música. Assim, personalidades abordam desde carreiras artísticas à festivais e afins. Nesta semana, o vocalista da banda Raimundos, Digão, foi a principal atração. O evento foi online e gratuito. A transmissão foi feita através do Instagram da Latinoamérica 360. A instituição é responsável pela organização do Diálogos Sonoros, que ainda terá participação de outros seis convidados. Entre eles estão as bandas Johnny Nasty Boots (México), Apolo 7 (Colômbia) e Doctor Krápula (Colômbia).

O presidente da Latinoamérica 360, Bono da Costa, ressalta a importância do festival. “A ideia é trazer uma base no que se diz respeito à gestão artística, incluindo dicas de músicos e agentes de todo o mundo. Ou seja, é uma oportunidade de aprendizado gratuito. E neste meio, a formação é um ponto essencial perante o crescimento de quem deseja se profissionalizar”. O Diálogos Sonoros teve início no dia 5 de outubro, mas estende-se até o dia 11 de dezembro deste ano. Confira o cronograma desta semana abaixo:

Segunda-feira (26)

16h – Raquel Martins – head of video da Believe – distribuidora com atuação em 44 países

20h – Anísio Lima – booking manager e produtor técnico do Raimundos

20h30 – Digão – vocalista e guitarrista do Raimundos

Terça-feira (27)

17h – Mari Martinez – jornalista com atuação no setor de gestão pública, sendo vencedora do Prêmio Marquise 51 na categoria Produção de Eventos

18h – Johnny Nasty Boots – power-trio mexicano com sonoridade voltado para o rock dos anos 60 e 70

Quinta-feira (29)

22h – Apolo 7 – banda colombiana que mistura swing e metal

23h – Doctor Krápula – banda de ska reconhecida com cinco nomeações ao Grammy Latino

Vale pontuar que todos os participantes foram entrevistados por cerca de 40 minutos. Na oportunidade, a Latinoamérica terá suporte dos colaboradores Cristina Beltrán, Dani Buarque, Digäo D´Sales Monteiro e Matheus Reckziegel. Outras informações podem ser obtidas no link.


EKPHORA – Projeto lança seu single “Mundo Inferno”

Temos um novo projeto na área! Ekphora é um projeto que conta com o vocalista Thiago Soares (ANGUERE) e o multi-instrumentista Gustavo Camargo (War Eternal e Mortal Ways). Ekphora segue a linha do METAL e disponibilizou o single “Mundo Inferno” para mostrar o que vem por ai! Thiago e Gustavo ambos são músicos de muita caminhada no mundo do underground, pretende lançar um álbum mostrando mais das suas vertentes e influencias! O single “Mundo Inferno” tem a parte instrumental gravada pelo musico Gustavo Camargo (Guitarras, Baixo e Bateria), e Thiago Soares gravou o vocal e a composição do tema sobre a letra. Já esta disponível nas mídias digitais sendo Bandcamp e também no Youtube e logo mais nas plataformas de streaming no mundo todo!

Conheça o EKPHORA nas redes sócias e ouça nosso single já disponível:

Bandcamp

Youtube

Facebook


Baboon Ha se inspira no realismo fantástico para debater nostalgias em primeiro single de álbum

Após se inspirar nas inseguranças e incertezas do isolamento no EP Overlapping Days, a banda carioca Baboon Ha reflete a nostalgia e a saudade em “Caramel”, faixa que antecede o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio. A música foi inspirada pelo realismo fantástico do escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez e seu clássico “Memórias de minhas putas tristes”. O single está nas principais plataformas de streaming e ganha um clipe, guiado pela dança e pela psicodelia, dirigido em parceria com Gabriel Rolim (Boogarins, Terno Rei, Tim Bernardes, Metronomy) e com a dançarina Eliege Kolling. Para a capa, a banda recrutou a amiga e artista plástica Mariana Santiago, que também vai assinar a capa do disco.

Veja o clipe

Ouça “Caramel

“A gente sempre quis fazer um clipe com dança e a estética do Gabriel Rolim encaixou super bem para esse vídeo, e criou uma atmosfera bem especial. Olhando de forma mais interpretativa, o vídeo passa uma sensação de nostalgia estranha, e os efeitos visuais conferem à dançarina quase uma ideia de um espectro, como uma lembrança distante, que você sabe que é muito boa, porém já não consegue visualizar direito. E por mais que você force a memória, ela fica falha, quase como os efeitos que se sobrepõe à plasticidade da dança no clipe. Mas o sentimento se perpetua”, revela o vocalista e guitarrista Felipe Vianna. Além dele, completam o trio Lucas Faria (baixo) e Rodrigo Naine (bateria).

Novo nome do rock alternativo carioca, o power trio experimental Baboon Ha passeia entre o indie, o lo-fi e o eletrônico em canções de caráter bem pessoal. Vianna, Faria e Naine são músicos experientes da cena independente e o projeto conta com a maturidade de estrada de outros trabalhos de todos os integrantes, ajudando nas composições e estruturação da organização da banda.

Ouça Overlapping Days

Veja o clipe da faixa-título

Assista ao clipe “Quarantine

Assista ao vídeo de “Sidewalk Reflection

Veja o clipe “Nevermind

Assista ao vídeo de “Brooklyn

Com inspirações que passam por Ariel Pink, Pavement e Yo La Tengo, Baboon Ha começou a se autoproduzir em sessões em 2016 e após anos de maturação, vai apresentar ao público o que preparavam. “Caramel” está disponível em todas as plataformas de música digital.

Ficha Técnica:

Felipe Vianna – Guitarra / Voz; Lucas Faria – Baixo; Rodrigo Naine – Bateria;

Ian Sá – Mixagem

Vinicius Junqueira – Engenharia de Som/Gravação

Patrick Laplan – Engenharia de Som/Gravação de Vocais

Nico Braganholo – Masterização

Direção: Rollinos e Baboon Ha

Edição e Finalização: Rollinos

Fotografia e Operação de Câmera: Felipe Vianna

Produção: Baboon Ha

Dançarina / Coreografia: Eliege Kolling

Letra:

Lying beside you when you are fast asleep

And the heat turns the bed into a pool of

sweat

Your skin turns red

My sight turns black

And I can’t recall my age

I remember the face I’d never seen to this

day

But I chose to forget the things you used to

say

I just know what you want

Is it so hard?

You just want to be free again

I’ve never made the most out of life

But that’s not a crime

Now I dream of you, Caramel

I’m under your spell

I don’t care if it’s fair

I wouldn’t dare to let you break

I’ve seen most of this world

But not the whole of your love

And for a minute I wish I could hear your

voice

Your striking force

And repair the mess I made when I

destroyed your room

Maybe one day I’ll find my way around the

path that runs up to your heart

And your tattooed arms

All the lessons that you taught me might do

some good

I hope that you’ll find

A day in the sunshine

And strip down the walls that came

between us now

We sat around

As the ship went down

But you’re the one I can’t let go

I can give you my word

We’re the last of us

There’s no one to share the haze

That I feel

When you come around and you can see

right through me


Aline Happ surpreende em financiamento coletivo para disco solo

O financiamento coletivo para o lançamento do álbum solo de Aline Happ, vocalista do Lyria, já superou a meta estabelecida e alcançou a marca de 122% de contribuição em apenas uma semana. Um feito impressionante para uma artista independente brasileira. O disco que será lançado contará com releituras folk, celta e new age de músicas do rock e do metal, e já conta com uma pequena amostra em seu canal do YouTube com algumas versões. Para incentivar os fãs a contribuir para a realização do disco, a cantora anuncia que fará um show online gratuito quando os apoios alcançarem o total de 23.100 reais. A quarentena obrigou os artistas de todo o mundo a se reinventarem e buscarem novas formas de divulgar o seu trabalho. Para Aline Happ, vocalista da banda de metal sinfônico Lyria, foi o incentivo para iniciar um projeto que adiava há bastante tempo: ter o seu próprio canal no YouTube. A iniciativa que visa aproximar-se dos os fãs, e mostrar um lado desconhecido da cantora de metal, agora também se tornará um álbum solo via financiamento coletivo.

A iniciativa de contar com a ajuda dos fãs já funcionou antes na carreira da artista. A primeira vez foi antes de lançar Catharsis, o disco de estreia do Lyria, em 2014. Com ajuda daqueles que acreditavam no sonho da banda, os músicos alcançaram 8 mil dólares, superando a meta. Quatro anos depois, foi a vez de unir forças para o álbum Immersion, que seguiu a mesma fórmula de sucesso e superou a marca anterior, chegando a 13 mil dólares, que também foi utilizado para a gravação do clipe “Hard to Believe”, que hoje supera as 200 mil visualizações no YouTube. A campanha para o lançamento do primeiro trabalho solo de Aline Happ, que contará com versões folk de músicas do rock, já está disponível no site oficial do Lyria. Os esforços acontecerão, simultaneamente, em português e inglês, permitindo que os fãs de todo o mundo possam ajudar na realização deste sonho. Entre as recompensas estão:

– Agradecimento online;

– Álbum digital;

– CD autografado;

– Mini poster autografado;

– Agradecimento nos créditos do CD;

– Bate-papo online com Aline e outros fãs para a premiere do álbum;

– Fotolivro autografado;

– Caixa feita à mão pela Aline Happ;

– Camiseta;

– Caneca;

– Escolha de uma música para tornar-se versão.

São várias formas de apoiar o trabalho de Aline Happ e ainda, receber recompensas exclusivas desta campanha, sendo algumas acumulativas. Os valores na versão brasileira do site são diferenciados, pensados especialmente para o público. As recompensas já incluem o valor do frete e taxas.

Contribua para o financiamento coletivo do álbum de Aline Happ:

Brasil 

Outros países 


Unabomber transforma em rock as dualidades das relações humanas no novo single “Maciota”

O olhar crítico com os rumos da sociedade é um elemento que sempre esteve presente no trabalho da Unabomber, mas em “Maciota”, seu novo single, eles olham para dentro de si. Mantendo a base sonora pesada de rock alternativo, com elementos implícitos do punk, postpunk e metal industrial, a banda traz um olhar introspectivo sobre as relações humanas e suas dualidades. A faixa está disponível em todas as plataformas de música digital e ganha um lyric vídeo inspirado em fotonovelas e realizado por Gabby Vessoni.

Assista ao lyric video

Ouça “Maciota

“A música buscou refletir os altos e baixos das intimidades, às vezes calma, outras nervosas. Diferente dos trabalhos anteriores, neste buscamos uma perspectiva mais pessoal, menos direta e saindo um pouco da temática política. Mas nas próximas voltamos”, garante o guitarrista Sandro Luz. Originária da Baixada Fluminense (Rio), e formada ainda por André Luz (voz), Alan Vieira (baixo) e Paulo Stocco (bateria), Unabomber estreou em 1996 com uma demotape homônima e produção a cargo da própria banda. Já a segunda fita, intitulada R e lançada no ano seguinte, contou com a produção do então iniciante Rafael Ramos (DeckDisc, Dead Fish, Pitty, Titãs). Após mais três anos de muitos shows pelo sudeste e participação em festivais, abrindo para nomes como Titãs, Raimundos, Charlie Brown Jr., Paralamas do Sucesso, Lemonheads e outras, o grupo encerrou as atividades.

Quase 18 anos depois, eles retornam à cena com o EP Massas & Manobras S/A (2017), onde fazem uma releitura de faixas das duas demos dos anos 90. O EP, lançado exclusivamente nas redes de streaming, contou com a produção musical de Celo Oliveira (Fleesh, Hydrya), além de projeto visual do fotógrafo Marcos Hermes. Na sequência, em meio ao xadrez sociopolítico contemporâneo, compõem e lançam o single inédito “Silêncio”, sempre com a produção de Celo Oliveira. Já em 2018, apresentam a primeira versão gravada pela banda. Trata-se de “Pesadelo”, de Paulo César Pinheiro e Maurício Tapajós, gravada originalmente pelo MPB4, em 1972. No ano seguinte, incorporaram à sua discografia o EP “O Mal da Máquina Morre”, que traz o hit “Guanabara”.

Unindo o peso do rock aos versos cortantes do rap, na parceria inédita com a rapper paulistana Flor MC, entregam em abril de 2020 o single “João 8:32”. A letra reflete sobre o fenômeno das fake news e sua influência no atual cenário sociopolítico do Brasil. Musicalmente, a faixa remete à trilha sonora de Judgment Night (USA, 1993), que conta com parcerias de artistas rock com nomes do rap, como Helmet & House of Pain. Recentemente, a banda abordou a questão indígena com uma versão da clássica “Canoa Canoa”, do Clube da Esquina. Com produção musical de Celo Oliveira, “Maciota” está disponível em todos os serviços de streaming.

Ficha técnica

Autoria da Música: Unabomber

Letra: André Luz

Unabomber é: André Luz (Voz); Alan Viera (Baixo); PC Stocco (Bateria); Sandro Luz (Guitarra)

Produção musical – Celo Oliveira (Kolera Home Studio – RJ)

Direção, Edição e pós produção do vídeo: Gabby Vessoni

Ilustração da capa: Hanna Halm

Finalização da capa: Letícia Maffi Sari

Letra

Quando você vem, com seus olhos ardidos

Na maciota

Eu finjo que não sei o que você quer, e vou embora

Não que eu te queira mal

Não poderia querer

Mas o tempo sempre nos distrai

E nós afasta

Tô querendo paz

Tudo que quero é paz

Que brilho você tem

Minha vista arregalou

Tanto faz se o que você me fez ainda mexe comigo

E os erros que eu não sei

A tinta desbotou

Por favor, veja bem

Ninguém merece castigo

Tô querendo paz

Tudo que quero é paz


Mergulhe em suas utopias com o novo clipe da Cervelet

Cervelet é um projeto formado no ano de 2013 em Jaboticabal, cidade do interior de São Paulo. O primeiro álbum foi lançado em 2014, após uma sequência de singles que chamou a atenção de alguns sites da região e do Brasil e o álbum figurou em algumas listas de destaques do ano. Depois disso, o projeto lançou vários músicas esporádicas em meio às mudanças geográficas dos integrantes e a adaptação ao distanciamento. No início de 2020 a banda voltou a compor e agora trabalha em um novo álbum, Remoto, que será lançado através de singles no decorrer dos anos de 2020 e 2021. O primeiro deles é a canção “Utopias”, escrita em 2014 e lançada em setembro nos streamings (ouça no seu favorito). Ela foi inspirada em vídeos do Eduardo Galeano, que falava bastante sobre o tema e na faixa, a banda usou uma fala dele explicando para que serve a utopia no mundo.

Ao falar sobre utopia, a música busca colocar uma lupa no conceito de utopia do ponto de vista coletivo e social, mostrando contrastes entre o desenvolvimento e a desigualdade material do mundo, com a falta de um olhar mais cuidadoso para o desenvolvimento humano e social. “A letra busca colocar luz sobre essas desigualdades e a naturalização dessa realidade para ajudar na construção da tese de que um mundo mais justo e mais igualitário deveria ser o norte da nossa utopia enquanto sociedade”, explica o compositor Tiko Previato. A música ganhou destaque em uma playlist editoral do Spotify e conta com mais de 60 mil audições.

A canção ganhou um clipe dirigido por Guilherme Constant, e segundo ele “o ponto principal foi tentar traduzir, com o que tínhamos a mão dentro de um apartamento, em meio a uma pandemia, o sentimento de desencontro, ou então, a busca eterna por algo que nos move, como a utopia”. A calmaria e a força do oceano, ou do céu, foram inspirações para o video, que conta com a atuação de Rebeca Lima. A estética azulada foi proposital, pois existe uma paleta de cores nas canções a serem lançadas pela Cervelet nesse álbum. Mas como tema central foi a própria inquietude do ser humano, o paradoxo da plenitude de estar só e ao mesmo tempo acompanhado de tantas questões. Assista o clipe e mergulhe em suas própias utopias:

Ouça “Utopias” em seu streaming preferido 
Acompanhe a Cervelet nas redes 
Baixe a música em WAV 


Torture Squad: Live de outubro será no Helloween (31) e terá show completo de “Death, Chaos and Torture Alive” YouTube oficial

Hoje, dia 31 de outubro, famosa data que se comemora do Helloween, a banda brasileira Torture Squad, irá lançar o show na íntegra e pela primeira vez do Death, Chaos and Torture Alive que originalmente foi gravado em 2004 e contava com os vocais de Vitor Rodrigues e as guitarras de Maurício Nogueira. O histórico show que foi realizado no Led Slay em São Paulo, quando a banda tocou junto com para a banda alemã Desaster. O material que foi lançado apenas em DVD e CD físico, agora poderá ser conferido na íntegra no canal de YouTube do Torture Squad.

O show completo de Death, Chaos and Torture Alive será lançado como live do YouTube, pontualmente às 17 horas, e quem for assistir terá a companhia dos músicos da banda no chat de bate-papo do próprio YouTube. Para celebrar esse momento único, os músicos Amilcar Christófaro e Castor, através de vídeo disponibilizado nas redes sociais do Torture Squad, convocam os fãs e concedem informações do que você poderá esperar desta liberação.

Ao mesmo tempo, no último sábado (24), o baterista Amilcar Christófaro (Torture Squad/ Kisser Clan/ Matanza Ritual), concedeu entrevista ao apresentar do programa de YouTube e Web-Rádio “R4T – Rádio 4 Tempos”. No bate-papo foi falado tudo sobre a atual fase da banda, que com essa formação passa dos cinco anos de união e vem preparando mais um disco inédito de estúdio. O programa pode ser assistido na íntegra pelo YouTube.

Torture Squad: May “Undead” Puertas – vocal; Rene Simionato – guitarra; Castor – baixo; Amilcar Christófaro – bateria

Mais informações:

Site Oficial

Facebook

YouTube


Dawn Turbo: projeto lança novo single

Tendo na bagagem o EP Bright (2018) e sua versão remixada, Fright (2019), o projeto Dawn Turbo e seu idealizador Julian Barg continuam a incomodar o mundo com sua música caótica, enigmática e experimental, desta vez com o single “Pink Lake”. Continuando a seguir os passos de sua proposta inicial de mesclar os timbres lo-fi do eletrônico vintage com o experimentalismo sonoro, “Pink Lake” adentra ainda mais na seara do Industrial Metal, com vozes e guitarras tendo uma textura mais eletrônica e menos convencional que o padrão, seja na criação de frases, melodias ou temas.

Tendo a tradicional parceria com Edson Borth na masterização e mixagem, Julian Barg no aspecto lírico de “Pink Lake” trás novamente a questão dos dilemas que existem dentro de nós, sejam eles psíquicos, emocionais ou éticos da existência. “Pink Lake” foi lançada oficialmente no dia 23/10 e pode ser conferida nas principais plataformas de streaming, reunidas no link.

Dawn Turbo é: Julian Barg – Vocais, guitarras, baixo, teclados e programações


FÃS E AMIGOS SÃO PROTAGONISTAS EM NOVO VIDEOCLIPE DO INSTITUTION

O Institution lançou nesta terça-feira (27) o videoclipe da faixa “Frêmito”, que faz parte do álbum Ruptura do Visível, lançado no primeiro semestre pela Hearts Bleed Blue (HBB) em CD e LP colorido. Expoente no cenário hardcore, a banda que flerta também com o metal, convidou fãs e amigos para participarem do novo videoclipe editado pelo guitarrista Fernando de Moraes. Rodrigo Lima (Dead Fish), Milton Aguiar (Bayside Kings) e Chita (Hellbenders) são alguns dos nomes que aparecem no vídeo, além dos dois ex-guitarristas do Institution, Guilherme Xavier e Paulo Gervilha.

“Cada pessoa se gravou em casa, durante este período de quarentena, interpretando da sua forma a música. Gostamos do resultado, especialmente pela interação que com o público. Nós não aparecemos no clipe, do começo ao fim estão pessoas que vemos nos shows, que nos acompanham há tempos e que estão sempre nos apoiando. Então é legal ver esse espaço que é só deles”, conta o vocalista Hélio Siqueira.

Apesar de cada convidado ter tido liberdade de expressar-se como tivesse vontade no vídeo, segundo o vocalista, “Frêmito” é uma música que fala sobre as diferentes formas de opressão e a maneira como somos afetados por isso. “É uma letra mais ampla comparada a outras da banda. A ideia dela era falar sobre algo recorrente sem ser muito pontual para que cada ouvinte pudesse se identificar com a sua própria história e vivência. No que diz respeito ao instrumental ela foi um grande experimento. Queríamos fugir um pouco dos tipos de riffs que costumávamos fazer e buscamos elementos e acordes mais dissonantes”.

Assista “Frêmito

Ouça Ruptura do Visível


AVENTHUR: confira cover da banda inglesa DragonForce

A AVENTHUR disponibilizou no seu canal oficial do YouTube o cover da faixa “Through the Fire and Flames” da banda inglesa de Power Metal, DragonForce. Em paralelo, a banda lançou no seu canal oficial do YouTube no dia 03 de outubro, o lyric vídeo do seu mais novo single, intitulado “Black River”. A faixa também pode ser conferida nas principais plataformas mundiais através da parceria com a CD-Baby. O material audiovisual foi elaborado pelo designer Rômulo Dias (RDD Artwork, MS Metal Agency Brasil).

Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.