Box Set: Soundgarden – Telephantasm [2010]

Box Set: Soundgarden – Telephantasm [2010]

Por Pablo Ribeiro

Dos quatro grupos mais famosos da famosa “Cena Grunge” de Seattle (Washington) e arredores, do começo dos anos 90, o Soundgarden provavelmente foi o mais competente e musicalmente relevante. Alice In Chains e Pearl Jam tiveram, é claro, seus momentos de brilho e influência, mas o quarteto liderado pelo vocalista Chris Cornell tinha um feedback musical mais concreto e pesado. Não entro no mérito da questão do sucesso alcançado pelo Nirvana na mesma época, mas que sua qualidade técnica sempre ficou muito aquém dessas outras bandas, isso é inegável.

Voltando ao Soundgarden, depois do sucesso alcançado principalmente na década de noventa, o grupo (formado em 1984) se dissolveu em 1997, deixando um legado de cinco discos de estúdio. Cornell seguiu uma carreira de relativo sucesso, ora como artista solo, ora como integrante do Audioslave (que além de Cornell contava com a sessão instrumental do Rage Against The Machine), enquanto os outros integrantes do conjunto tocariam carreiras sem muita relevância. Até que, em 2010, foi anunciada a volta da banda, que incluiria o lançamento de um novo álbum de estúdio, um disco ao vivo, e uma coletânea abrangendo toda a carreira do grupo.

Painel_externo_e_interno_do_box
Painel externo (acima) e interno (abaixo) deste Box Set

Telephantasm, a compilação em questão, foi lançada em setembro de 2010, em três versões distintas: Em CD simples, contendo 12 faixas, uma versão “Deluxe”, contendo 2 CDs (24 faixas) e um DVD (20 faixas), e uma poderosa versão “Super Deluxe”, objeto dessa resenha.

A superlativa edição impressiona já na apresentação, mas de duas formas opostas. Explico: A caixa em si é muito bacana, tendo as mesmas medidas de altura e largura, de um LP (12 pol x 12 pol), com aproximadamente 4″ de profundidade, abrindo-se em formato “duplo foldout” (como os vinis quádruplos) de quatro painéis, em cada um dos lados contendo os ítens da caixa. Uma das caixas mais bem pensadas da atualidade. Mas e o outro “extremo”? Bom, não dá pra acreditar que um material desses, que celebra quase trinta anos de uma banda de sucesso tenha uma capa (e material interno) com imagens tão feias! Mesmo que a ideia tenha sido por ilustrações “bizarras”, podiam ter escolhido um pouco melhor… felizmente, esse fato não tira o brilho do material principal aqui contido: a música.

Banda
Soundgarden: Ben Shepherd e Matt Cameron (acima); Chris Cornell e Kim Thayil (abaixo)

Contando com muitas das melhores músicas do grupo, os dois CDs contêm 24 músicas no total, sendo seis delas em versões alternativas, ao vivo, e/ou inéditas. Há ainda, duas músicas inéditas: “Black Rain” que fecha o segundo disco, e “The Telephantasm”, instrumental presente apenas na versão digital (via iTunes) dos dois discos, e em um Single de 7″ limitado, lançado por ocasião do Record Store Day de 2010. No DVD, 20 vídeos (dos quais apenas 7 deles haviam sido disponíveis para venda em algum ponto da carreira do conjunto), abrangendo todo o material de clipes lançados pelo Soundgarden até aqui.

Completam o material três LPs coloridos de 180 gramas contendo o mesmo conteúdo dos CDs, um vinil de 7″ de “Black Rain” (com uma versão ao vivo de “Beyond The Wheel”), pôster, quatro cards com fotos individuais dos integrantes, litografia e um encarte de 20 páginas (no formato de 12″ x 12″), fazendo da versão DELUXE deTelephantasm um material digno da carreira cheia de excelente material do quarteto de Washington. Um excelente material para quem quer conhecer o material do grupo. E obra obrigatória para fãs da melhor banda da famigerada cena “grunge” de Seattle.

Conteudo_Box
Conteúdo do Box

Track list

CD 1

1. All Your Lies (Deep Six Version)

2. Hunted Down

3. Fopp

4. Beyond the Wheel

5. Flower (BBC Session)

6. Hands All Over

7. Big Dump Sex

8. Get On the Shake (Live)

9. Room a Thousand Years Wide (single version)

10. Rusty Cage

11. Outshined

12. Slaves & Bulldozers

CD 2

1. Jesus Christ Pose (Live)

2. Birth Ritual

3. My Wave

4. Superunknown

5. Spoonman

6. Black Hole Sun

7. Fell on Black Days (Video Version)

8. Burden in My Hand

9. Dusty

10. Pretty Noose (Live on SNL)

11. Blow Up the Outside World (MTV Live ‘N’ Loud)

12. Black Rain

13. Telephantasm

SOUNDGARDEN
Soundgarden ao vivo

DVD

1. Flower

2. Hands All Over

3. Loud Love

4. Jesus Christ Pose (Original Version)

5. Outshined

6. Rust Cage

7. My Wave

8. Spoonman

9. The Day I Tried to Live

10. Black Hole Sun

11. Fell on Black Days

12. Pretty Noose (Uncensored)

13. Burden in My Hand

14. Blow Up the Outside World (Uncensored)

Bonus

1. Spoonman (Mash-up Version)

2. The Day I Tried to Live (European Version)

3. Superunknown

4. Pretty Noose (International Version)

5. Pretty Noose (Alternate Ending)

6. Blow Up the Outside World (Censored)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.