Lista – 1979 em discos: por Mairon Machado

Lista – 1979 em discos: por Mairon Machado

Por Mairon Machado

Seguindo com a proposta do meu amigo e colega Ronaldo Rodrigues de trazer listas de melhores discos que completam aniversário fechado em 2019, apresento aqui meus preferidos de 1979.

Esse foi um ano ímpar (não só no número) para a história mundial. Margaret Thatcher chegava ao poder na Inglaterrra, tornando-se a primeira mulher Primeira Ministra da Grã-Bretanha. Na China, Deng Xiaopin abriu o mercado do país para o Ocidente. A guerra do Afeganistão começa exatamente nesse ano, em um dos momentos mais conturbados entre URSS e EUA.

Na música, o rock progressivo que havia assolado boa parte da década de 70 começava a se moldar para tornar-se o AOR. O punk rock e a Dance Music, que haviam estourado em 1977 com Sex Pistols e Bee Gees principalmente, migravam para o fim. Era a época da inserção de novas tecnologias, principalmente eletrônicos, culminando com o nascimento do pós-punk, que revelou, já nos anos 80, gigantes como U2, R. E. M., The Cure e por aí vai. Em paralelo, a NWOBHM entregava de bandeja para a década seguinte nada mais que Iron Maiden, Saxon, Def Leppard … Dentre os diversos lançamentos daquela época, vários são os que até hoje perambulam nas vitrolas mundo a fora, e que na lista final de 1979 elaborada pelos consultores, os 10 melhores escolhidos foram:

1) Pink Floyd – The Wall

2) AC/DC –Highway To Hell

3) The Clash – London Calling

4) Michael Jackson – Off the Wall

5) Thin Lizzy – Black Rose: A Rock Legend

6) Motörhead – Overkill

7) Supertramp – Breakfast in America

8) Kiss – Dynasty

9) Van Halen – Van Halen II

10) Steve Howe – The Steve Howe Album

Ou seja, um apanhado relevante entre o progressivo (Pink Floyd, Supertramp e Steve Howe) e o rock pesado (AC/DC, Thin Lizzy, Motörhead, Kiss e Van Halen), além do pop de Michael Jackson e do punk de The Clash. Em minha lista de melhores álbuns que não constaram das listas gerais (veja aqui), não citei nenhum disco de 1979, mas não que fosse por que não havia mais nada a ser citado, é que em outros anos, em minha opinião, haviam materiais muito mais importantes a ser feito justiça. Mas, graças a ideia do Ronaldo, aqui posso resgatar mais 10 grandes discos de 40 anos atrás:


Keith Jarrett – Eyes of the Heart

O pianista de jazz Keith Jarrett sempre foi um perfeccionista ao extremo. Formado na escola de Miles Davis, o americano sempre teve um QI acima da média, o que acabava afetando seu genioso e genial cérebro. Comumente, vez por outra Jarrett estressava-se em seus shows, seja com barulhos da plateia, seja com os músicos, seja com o instrumento, seja com ele mesmo. Quando Eyes of the Heart foi gravado, ao lado dos também americanos Dewey Redman (saxofone), Charlie Haden (baixo acústico) e Paul Motian (percussão), em maio de 1976 na Áustria, de forma totalmente improvisada, parte da apresentação acabou sendo desprezada e proibida de publicação por conta do próprio Jarrett não ter gostado dessa gravação. Acredito que Jarrett ficou convencido de o que ele gravou nos 3 lados do vinil (sim, é um vinil duplo de apenas 3 lados) era o melhor que ele podia fazer na época, tanto que logo em seguida ele desmanchou o quarteto. Honestamente, E QUE MELHOR!!! O disco 1 traz a obra “Eyes of the Heart” em suas duas partes. A primeira é explorativa, começando com percussões e solos de saxofone e um logo solo de piano, em 17 envolventes e explorativos minutos. Quando a segunda parte surge, somente com Jarrett ao piano, o clima é totalmente outro, bastante sombrio e tenso. O solo é lindo e comovente, e na medida que os demais instrumentos (baixo e bateria) entram para acompanhá-lo, a tensão e ansiedade para saber o que virá mais adiante toma conta. Basta então Redman executar a primeira nota de seu saxofone para que tudo faça sentido. Foi exatamente nesse momento que meu coração apaixonado por Heavy Metal traiu o estilo, e se converteu ao jazz. Arrepio só de lembrar desse solo, que é curto, pouco mais de 3 minutos, mas que simplesmente coloca a casa abaixo, levanta a platéia (que não se contém e aplaude o que pode diante do olhar criterioso de Jarrett) e só por isso, faz de Eyes of the Heart um dos Melhores Discos de 1979, sendo que a sequência da obra (“Encore”, uma faixa próxima ao free jazz, com um trabalho formidável de piano, e que serve para Jarrett mostrar um pouco de seus dotes ao saxofone) eleva o álbum a um dos Melhores Discos de Todos os Tempos! Ouça sem medo e sem preconceito.


Triumph – Just a Game

 O Triumph é uma banda de cabeceira na minha formação, e muito por conta desse álbum. Foi o primeiro disco que ouvi e comprei do trio, influenciado por leituras que diziam que a banda era um primo próximo do Rush. Mero equívoco. O Triumph tem qualidades que o colocam a frente do Rush em várias situações, principalmente quando se trata de um hard rock bem feito. E é isso que os canadenses entregam nesse álbum, onde a divisão dos vocais entre o guitarrista Rik Emmett e o baterista Gil Moore é um espetáculo por si só. Mas vamos as músicas. A faixa-título é daquelas para se gritar em plenos pulmões em arenas lotadas, assim como a linda “Lay It On The Line”, uma base simples de três acordes menores que simplesmente fazem você viajar junto da voz aguda e da guitarra afiada de Rik Emmett, um dos guitarristas mais injustiçados que conheço. O que ele faz ao violão na sensacional “Fantasy Serenade” é uma aula de estudo por meses. Ou no jazz  de “Suitcase Blues”? Meu Deus, sem palavras. O que o trio constrói no blues corta pulsos “Young Enough To Cry”, que barbaridade, é lindo demais. Por outro lado, o grupo antecipou as trilhas de propagandas de cigarro em muitos anos, fazendo um hard oitentista em plena década de 70 com “Movin’ On”, “American Girls” e “Hold On”. Há um forte apelo para conquistar os jovens americanos, mas quem disse que isso é ruim? Ninguém em 1979 fazia algo se quer próximo do que o Triumph fez com Just A Game, e por isso, ele está aqui hoje! Discão!!!


 

Pierre Moerlen’s Gong – Downwind

Depois de sair do maluquete Gong, e participar do projeto Gong Expresso, o baterista Pierre Moerlen resolveu montar um timaço sob o pseudônimo de Pierre Moerlen’s Gong. E esse timaço tinha os exímios Hansford Rowe (baixo), François Causse (percussão) e Ross Record (guitarras). Assim, nasceu Downwind, uma joia do jazz rock advindo no final dos anos 70, e que é totalmente oposto ao que o Gong fazia. Nomes como Mick Taylor, Mike Oldfield, Steve Winwood e Benoit Moerlen fazem participações mais que especiais. Conheci esse álbum por conta da versão revisitada de “Jingo” (famosa com o Santana), aqui batizada de “Jin-Go-Lo-Ba”, e que não tenho palavras para descrever o que a banda faz nessa interpretação no mínimo fenomenal. A linha original percussiva foi mantida, assim como a empolgação e vibração, mas o tempero que o vibrafone e a percussão de Moerlen deu para faixa, puta que pariu, é extremamente delicioso. Só isso já valeu comprar o disco, mas ao ouvir Downwind na íntegra, me deparei com um disco simplesmente soberano e muito bem construído. Primeiro de tudo, quer sentir um grande arrepio na espinha e ver como somente dois músicos podem construir uma pérola, ouça “Emotions”, somente vibrafone e violino (além de um suave sintetizador). O nome já diz tudo!! A faixa de abertura, “Aeroplane”, em nada lembra as experimentações viajantes de seu ex-grupo, fazendo uma mescla de jazz rock com pop de altíssima qualidade, ainda mais na presença do belo solo de Ross. O swing de “What You Know”, com um belíssimo solo de Taylor, é para sair dançando pela casa. Que delícia é sentar num sofá com uma bela dose de uísque e ouvir “Xtasea”, uma faixa suave, que desce redondo no cérebro. Moerlen é o nome do disco, sem dúvidas, sobressaindo na sensacional e percussiva “Crosscurrents”, intrincada faixa com um excelente trabalho de vibrafone por parte de Benoit. E quem não vibrar com os doze minutos enlouquecedores de vibrafone, percussão, sintetizadores, guitarra e saxofone da faixa-título, na qual Oldfield e Winwood dão suas colaborações, é por que tem sérios problemas de ouvidos. É um clássico disco sensacional a ser descoberto por admiradores de música, independente do estilo, e que em cada audição, conquista mais e mais espaço em minha admiração.


Frank Zappa – Joe’s Garage Acts II & III

1979 foi um ano sensacional para Frank Zappa. O americano lançou nada mais nada menos que cinco LPs, sendo dois duplos. Destes cinco, um dos duplos (este que vos apresento) é o encerramento da maluquete história de um jovem guitarrista chamado Joe, que arrancou os cabelos da mídia e dos políticos norte-americanos, já que o objetivo da Garage de Joe é narrar a história (fictícia) de um governo tentando acabar com a música através de leis, perseguições e outros atributos que são contados durante o desenvolvimentos dos dois LPs. Se o presidente Bozo curtisse Zappa, certamente saberia o que é Golden Shower, já que esta é apenas uma das várias polêmicas que Zappa mete o bedelho sem dó nem piedade. Para quem não é um iniciado na obra do bigodudo, talvez o disco soe um tanto quanto arrastado ou sem sentido, principalmente pela mescla de estilos, vozes robotizadas (o Central Scrutinizer, que mantém a lei) e muitas conversas que fazem parte do enredo na Garagem de Joe. Mas para quem curte as invenções (e sonzeiras) hilárias de Zappa, tipo “Keep It Greasey” ou “Stick It Out” , aprecia os solos esquisitóides mas contagiantes (“He Used To Cut The Grass”, “Outside Now” ou “Packard Goose”), mas principalmente, entende um pouco de inglês e tem a mente aberta para viajar pela criação do artista, Joe’s Garage é um prato cheio. Mas vou resumir o por que desse álbum estar aqui em apenas uma canção: “Watermelon In Easter Hay”. O solo imaginário de Joe, depois de tantas turbulências pessoais, é tão lindo que chorar será algo natural enquanto você o escuta. Falei sobre essa Maravilha, bem como resumi a história dos dois álbuns, aqui, então, apenas coloque ela para rodar no youtube, no carro, no seu player favorito, e irá entender por que Joe’s Garage Acts II & III é um dos melhores discos de 1979.


David Bowie – Lodger

O encerramento da fase Berlim de Bowie é o menos aclamado da trilogia (Low, “Heroes”, Lodger), mas não por ser um álbum ruim. Ao contrário, Lodger não vence Low e “Heroes” por que esses discos são insuperáveis em qualidade e inspiração (tanto que os dois estiveram no pódio na lista de Melhores de 1977 feita pelo site), mas possui ótimas faixas que o faz no mínimo um dos grandes lançamentos de 1979. Uma coisa que chama a atenção de cara em Lodger em relação aos seus antecessores é que as inspirações no Krautrock se perderam. Poucas faixas têm aquele “som sombrio” que marca os álbuns de 1977, e aqui elas são a balada “Fantastic Voyage”, as esquizóide “Red Money” e “Repetition” e a agitadíssima “Red Sails”, uma das melhores faixas dessa trilogia, com inspirações nipônicas em suas melodias. Aliás, o grande diferencial de Lodger é esse, sair dos limites dos muros de Berlim e pegar influências mundiais. As experiências eletrônicas de outrora acabam rumando para sons ainda mais distintos, como as percussões africanas de “African Night Flight”, o clima oriental de “Yassassin” ou até experimentos vocais, como “Move On”. Outras grandes faixas, que eu não me seguro ao ouvir e saio dançando fácil, é a enlouquecedora “Look Back in Anger” (ritmo contagiante para uma sonzeira animal) e “Boys Keep Swimming”, que além de ser um som fantástico, ainda possui um dos clipes mais legais que o camaleão fez. O pop dançante de “D. J.” foi o maior sucesso do disco. As canções são curtas, nenhuma ultrapassando 4 minutos, perfeitas para uma festa, e levam Bowie com tranquilidade para construir dois álbuns atemporais na sequência (Scary Monsters e Let’s Dance), predominando como um dos gênios Pop nos anos 80.


Bruford – One of a Kind

Depois de sair do Yes, Bill Bruford investiu em várias outras bandas. King Crimson, Genesis e U. K. foram algumas delas, até que se deu conta que precisava montar sua própria banda para poder fazer o que curtia. O Bruford é um projeto maravilhoso que une com perfeição jazz e progressivo, através do trabalho não só de Bruford, mas do animalesco Jeff Berlin (baixo), do perfeccionista Allan Holdsworth (guitarra, que Bruford “roubou” do U. K.) e dos teclados harmoniosos de Dave Stewart. Terceiro disco da banda, One of a Kind é sem sombra de dúvidas o mais complexo disco que tem a mão do baterista no processo de composição em toda sua carreira. Canções como a faixa-título, “Hell’s Bells”, “Five G” e “Fainting in Coils” extrapolam os limites de um baterista comum, além de ter Jeff Berlin em uma forma fantástica. O que esse cara faz nessas canções, e também na linda “The Abingdon Chasp”, não é pouco, sendo uma boa amostra para os que afirmam que Jaco Pastorius foi o responsável pela revolução no baixo. Stewart também brilha com seus sintetizadores durante “Travels With Myself – And Someone Else” enquanto Holdsworth é o cara em “Forever Until Sunday”. O encerramento com a Maravilha Prog “The Sahara of Snow” é o grande momento do LP. Suas duas partes mostram ao ouvinte muita quebradeira e intrincação. As batidas na caixa em contra-tempos, as viradas,  o prato levando o ritmo correto, é perfeição pura, sendo um grande panorama de por que Bruford ser um baterista inigualável, e simplesmente o melhor de todos os tempos em minha opinião. Para quem curte um jazz rock na linha do Weather Report, é um prato cheio, e certamente, um dos melhores lançamentos de 1979.


ABBA – Voulez-Vous

O ABBA pode torcer o nariz de muita gente, mas é inegável que sua música, em termos de pop, tem qualidades altíssimas. Quando do lançamento de Voulez-Vous, o grupo passava por uma situação interna crítica, que era a separação do casal Björn e Agnetha. Musicalmente, eles viviam o auge de sua fase Dance Music, e entre tapas e beijos, o quarteto entrega aos seus fãs baladas clássicas que tocam até hoje nas festas de seus pais / avós, como “I Have a Dream” e “Chiquitita”, e uma das melhores trilhas para os embalos de sábado a noite. Afinal, como segurar o esqueleto com tanto swingue através de “As Good As New”, “Kisses of Fire” ou “Does Your Mother Know”, a canção mais Bee Gees que o Bee Gees nunca gravou, não querer sair de carro pelas ruas cantando o refrão de “The King Has Lost His Crown”, o peso da guitarra em “Lovers (Live A Little Longer)“, contrastando com as orquestrações incrivelmente criadas pela dupla Benny / Björn (seriam eles a maior dupla de compositores da história do Pop?) e principalmente, com aquele riff árabe e o ritmo da faixa-título, fácil fácil Top 3 na carreira da banda, e cujo clipe atesta ainda mais quão linda era Agnetha. Que música fantástica!! Perdidas entre tantas faixas boas, outras faixas igualmente contagiantes, mas que vão conquistando o coração aos poucos surgem a cada audição, no caso “Angel Eyes” e “It It Wasn’t For the Nights”. Podem jogar as pedras, mas vou largar ainda mais pimenta para defender esse disco: só no Brasil, vendeu mais de um milhão e meio de cópias, e no resto do mundo também foi um gigante de vendas, atingindo o primeiro lugar em doze países. Ou seja, aquela frase de que se unanimidade significasse qualidade, mosca não comeria merda, acho que de nenhuma forma se encaixa aqui. Para um disco que vendeu tanto em 1979, sua menção entre os Melhores lançamentos desse ano é extremamente sensata. E musicalmente, ele merece sim essa citação!


Saxon – Saxon

Esse para mim é um dos melhores discos de estreia de todos os tempos. A vitalidade e energia que o quinteto britânico entrega em pouco menos de meia hora é de uma exemplar qualidade que me atiça a garganta quando vejo headbangers defendo outro nome da NWOBHM (vocês sabem bem quem) em comparação ao Saxon. O baixão e o riff empolgante de “Rainbow Theme”, seguida pela baladaça “Frozen Rainbow”, com aquele solo magistral das guitarras de Paul Quinn e Graham Oliver, impressionam de cara, e particularmente, foi emocionante conferir as duas ao vivo em março desse ano. Mas ainda há mais qualidades para Saxon estar aqui. Os hits “Backs to the Wall” e “Militia Guard”, essenciais nas apresentações da banda para levantar o público, as variações de “Judgment Day”, com magistral interpretação vocal de Biff Byford, aquele riff clássico mas sempre bem vindo para a cabeça em “Big Teaser” e “Stallions of the Highway”, e o agito de “Still Fit To Boogie”, são o recheio de um disco essencial para quem quer conhecer as origens do rock pesado que tomou conta dos anos 80. O Saxon ainda faria discos melhores e mais importantes que sua estreia (Wings of Steel, Crusader, Strong Arm of The Law), mas cara, para uns novatos, Saxon é de tanta qualidade que ficar entre os dez mais de 1979 é justíssimo.


Scorpions – Lovedrive

Para mim essa foi uma das maiores surpresas em não comparecimento nas listas. Para um pessoal todo metido a metaleiro, tinha tanta certeza que Lovedrive estaria na lista que acabei nem citando ele. Pois errei brutalmente. E que lástima Lovedrive não estar lá. A presença de Michael Schenker retornando a banda em “Another Piece Of Meat”, com fortes inspirações em Led Zeppelin e um riff grudento, na faixa-título, uma das melhores canções do grupo pós-Uli Roth principalmente por conta de seu baixo galopante, e na pancada instrumental “Coast To Coast”, a qual tornou-se obrigatória nos shows do grupo a partir de então, já fazem de Lovedrive um disco no mínimo histórico. Na verdade, Lovedrive é um divisor de águas na carreira da banda. O hard rock da fase Uli está bastante presente através da citada “Another Piece of Meat” (repito, que baita som), “Loving You Sunday Morning”, que tornou-se um clássico de cara, e na pegada “Can’t Get Enough”, para mim a segunda melhor do disco, atrás apenas de “Coast to Coast”, e onde Jabs emula Uli descaradamente. Por outro lado, a banda passa a voltar seus ouvidos para as baladas, e aqui, o centro das atenções fica para a linda “Always Somewhere” (introdução que me lembra muito “Simple Man”, do Lynyrd Skynyrd) e a arrepiante baladaça “Holiday”, uma das interpretações mais marcantes de Klaus Meine, que foi a partir daqui que começou a ganhar mais espaço como compositor e como artista. Único ponto fraco é o reggae no sense de “Is There Anybody There?”. O que os alemães tomaram quando gravaram isso, nem eles sabem. Tirando ela, Lovedrive é um clássico, simplesmente isso, e se você quiser saber mais sobre esse álbum, pode acompanhar aqui.


Elis Regina – Elis, Essa Mulher

Elis, Essa Mulher é um disco de retorno da pimentinha para a Música Popular Brasileira. Depois da esplendorosa turnê Transversal do Tempo (que culminou no excelente álbum homônimo, de 1978), Elis assinou com a WEA, e reencontrou-se com o samba que marcou sua carreira no final dos anos 60, com uma empolgante versão para agitada “Cai Dentro” e a irônica e divertida “Eu Hein Rosa!”, responsáveis por abrir ambos os lados do vinil, e o samba-choro “Pé Sem Cabeça”. É um álbum muito maduro e romântico, que marca bem a fase pessoal de Elis em 1979, com um relacionamento estável ao lado do marido Cesar Camargo Mariano e o sucesso dos shows Falso Brilhante e o citado Transversal do Tempo. Elis explora temas bastante voltados para a intimidade feminina, concentrando-se principalmente nas relações amorosas, e assim ouvimos as belas baladas “Altos e Baixos” e “As Aparências Enganam”, essa com uma excepcional performance de Cesar ao piano, os boleros “Beguine Dodói” e “Bolero de Satã”, o último com participação especial de Cauby Peixoto, e a dolorida e fantástica interpretação de Elis para “Essa Mulher”, uma das mais fortes e arrepiantes de sua carreira. Que música! Que letra! Outra interpretação fantástica é de “Basta de Clamares Inocência”, um samba tradicional do mestre Cartola que com Elis virou um jazz rasgado, sofrido, com um groove singelo e contagiante de Luizão Maia, e certamente, com lágrimas correndo dos olhos da cantora em estúdio. Mesmo com tanta música boa, o álbum ficou marcado pelo clássico “O Bêbado E A Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc, e que é realmente uma senhora canção. Desde o acordeão de Chiquinho, passando pela letra enorme e complicada, com uma melodia encantadora, ela tornou-se o hino da anistia, e colocou Elis como uma das referências artísticas contra a ditadura, algo que ela havia lutado e muito durante os anos 70. Só por ela, Elis, Essa Mulher já entra nos 10 Melhores Lançamentos Mundiais de 1979, e com o conjunto da obra fechado, se torna para mim disparado o Melhor Disco Nacional lançado há 40 anos.


Menção honrosa:

Led Zeppelin – In Through the Out Door

Gravado entre muitos problemas pessoais de Jimmy Page e Robert Plant, In Through The Out Door é considerado por muitos (eu incluso) como o álbum mais fraco do Led Zeppelin. Mas mesmo o álbum mais fraco do Led é digno de ser um dos Melhores lançamentos de seu ano. A guitarra de Page acaba sendo encoberta pelos teclados e sintetizadores de John Paul Jones, o principal responsável por conseguir lançar este disco. O disco começa bem, com a viajante “In the Evening“, repleta de efeitos na guitarra de Page. Essa é a única canção que Page aparece mais, e aqui percebemos a mudança na voz de Plant, com um timbre diferente do comum, sem tantos agudos e com algum efeito. O recheio do álbum é meia-boca, com “South Bound Saurez”, “Fool in the Rain” e “Hot Dog”, que parecem sobras inacabadas de Houses of the Holy. O grupo se recupera com a animalesca “Carouselambra“, um tour de force de mais de dez minutos, dividido em três partes, variando com climas orientais, outros mais lentos e muitas partes intrincadas. Temos também “All My Love”, uma das mais lindas baladas de todos tempos, contando com o mais famoso solo de Jones nos teclados. “I’m Gonna Crawl”  antecipa o que viria a ser a carreira solo de Plant nos anos oitenta, e é uma triste despedida para uma das maiores bandas da história. Por isso, essa menção honrosa em 11°.

20 comentários sobre “Lista – 1979 em discos: por Mairon Machado

  1. O triste é que dessa vez Roberto Carlos e Richard Clayderman não foram citados… No mais, gostei das citações ao disco do Abba e ao Lovedrive – primeiro de três discos históricos lançados pelo Scorpions que formam a “trilogia sagrada” dos alemães (os outros discos são Animal Magnetism e Blackout) antes deles “descerem a ladeira” cinco anos depois.

  2. A empolgação com que vc escreve é realmente comovente! Ótimo texto, ótima lista!!! E tem discos aí que não conheço…abraço!

  3. Nem eu lembrava que Lovedrive não tinha entrado. É um dos meus favoritos do Scorpions.

    Quero ainda conhecer esse Bruford e esse Pierre Moerlen’s Gong que parecem ótimos mas ainda não tirei para ouvir.

  4. Com todo o respeito ao Clash, mas que álbum chatérrimo esse London Calling! Insosso, sem graça e sem peso.

  5. In Through the Out Door é uma mancha na carreira do Led Zeppelin. Não que o anterior já não fosse chatérrimo porém soava mais sincero e menos mela-cueca. A única resposta para o álbum ser tão digamos escroto, só podia ser o fato de quase todas as músicas serem de autoria de John Paul Jones e Robert Plant, que apesar de excelentes músicos não eram excelentes compositores. E ainda somado ao fato do Jaiminho Página estar atolado na heroína e por conta disso estar demasiadamente chapado e fora da realidade, o suficiente para não ter se dado conta das cagadas que seus companheiros de banda estavam cometendo com a sonoridade do disco. E vou ser direto e provocar uma polêmica aqui: eu duvido muito que se o John Bonham não tivesse morrido, que a banda tivesse tomado vergonha na cara e lançado discos com músicas tão boas quanto a dos quatro primeiros álbuns. O Led na verdade nesse período, já tinha sucumbido a arrogância e mesquinhez que faziam os caras se acharem mais importantes do que de fato eram, Robert Plant e Jimmy Page a frente e o fanfarrão e briguento John Bonham ali atrás disputando o troféu de babaca convencido. A confusão que Bonham arrumou no camarim do Black Sabbath já com o Dio nos vocais, só me fazem ter a certeza de que o grandalhão de Birmingham era um sujeito boçal e grosseiro que não tinha respeito por ninguém.

  6. Me pergunto do porque do Led Zeppelin ter deixado de fora Wearing and Tearing mas terem incluso a melosa e chata All My Love! Tudo bem que ela saiu na coletânea de sobras Coda mas ela teria ficado muito melhor no In Through the Outdoor, um álbum fraco mas que pelo menos poderia ter uma grande canção. E vamos combinar, que música é Wearing and Tearing! Um heavy rock rápido digno de uma banda da NWOBHM.

    1. Faço a mesma pergunta Anônimo, apesar de eu curtir “All My Love”. Poderiam ter tirado “Fool in the Rain”

      1. Mairon, nessa música Fool in the Rain -uma das piores músicas do Led- o Jimmy Page executa um solo simplesmente horrível, digno de chorar de vergonha alheia. A impressão que se tem é o Jaiminho tava tão chapado -lógico que estava, e de heroína- que ele toca qualquer nota e de qualquer jeito. Acho que o Page pensava: pior que tá não fica. Mas ficou, e encerraram a carreira com um disco horrendo. Completamente diferente dos Beatles(eu sei que tu não gosta dos Beatles Mairon hahahaha) que encerram com chave de ouro com o álbum Abbey Road.

  7. A capa do Lovedrive do Scorpions por mais que muita gente odeie, eu já compartilho de outra opinião. Eu acho que a falta de uma idéia mais elaborada é que fez essa capa ser engraçada e ao mesmo tempo interessante. Antes um Scorpions do que um Mamonas Assassinas blérgh!

    1. Em termos de bandas alemãs, prefiro mil vezes o Accept do que o Scorpions, e já que você falou em capas de discos “toscas”, nada supera nesse quesito a capa tosquíssima de Balls to the Wall (disco de 1984).

  8. Faltou o álbum Spirits Having Flown, dos Bee Gees. Esse álbum vendeu mais de 30 milhões de cópias no mundo todo.

  9. Eu acompanho esse site há mais de um ano mas nunca comentei nada. Acho belíssima essa inciativa de vocês de mostrarem o gosto pessoal e promoverem a boa música mundial através dessas várias listas que vocês já fizeram. Apesar de discordar de algumas coisas, acho ótimos os textos de Mairon, o cara manja de música em geral e o restante do pessoal também.

    Eu vejo listas de melhores em todos os blogs e sites possíveis. Sempre tento fazer minha lista definitiva dos melhores álbuns de rock mas nunca consigo, porque eu sempre mudo alguma coisa. Eu amo listas desde adolescente lá por volta de 2000 e sempre comprava todo tipo de revistas tipo roadie crew, rock brigade, metalhead, metal massacre e valhala. Sem falar na planet metal que vinha até com um cd coletânea de várias bandas e incluia uma música do Saxon chamada Conquistador que é do álbum Metalhead, um dos melhores álbuns deles, por sinal. Esse álbum de estréia do Saxon é um dos meus favoritos e considero o melhor da primeira fase deles. Todo o álbum é bom e “Frozen Rainbow”, “Judgment Day” e “Militia Guard” são clássicos. Outro discaço do Saxon é o pesado Metalhead de 1999, um disco perfeito e metálico que bota muito medalhão no chinelo.

    Sobre o Lovedrive, acho um bom disco mas com alguns problemas. “Always Somewhere” é um plágio descarado. A banda deveria levar um processo rsrs. “Another Piece of Meat” apesar de ser uma baita pauleira pesada, acho ela muito reta e aquele reggae nada a ver destoa do álbum. O Blackout eu acho inconsistente e algumas faixas são muito melhores ao vivo no World Wide Live (1985). Um dia eu já considerei Love at Fisrt Sting o melhor do Scorpions, só que por ser muito comercial, não mais. Hoje acho que o meu favorito pós Roth é Animal Magnetism (1980). A trinca que abre o disco (“Make It Real”, “Don’t Make No Promises” e “Hold Me Tight”) é excelente. Temos também a linda “Lady Starlight” e a clássica “The Zoo”. Sem contar na sombria faixa título. Outras como “Falling in Love” e “Only a Man” apesar de serem ‘menores’, também não fazem feio. Aí vai a minha trinca de melhores do escorpião alemão: 1) In Trance, 2) Animal Magnestim (1980), 3) Taken By Force (1977).

    Para essa lista de 1979 eu incluiria Reggatta de Blanc (The Police) e Unknown Pleasures (Joy Division).

    Aqui vai a minha lista para 1979 (dos que eu conheço):
    1)Joy Division – Unknown pleasures
    2)Motörhead – Overkill
    3)Eloy – Silent Cries and Mighty Echoes
    4)The Police – Reggatta de Blanc
    5)Pink Floyd – The Wall
    6)AC/DC – Highway to Hell
    7)Dire Straits – Communiqué
    8)Scorpions – Lovedrive
    9)Van Halen – Van Halen II
    10)Led Zeppelin – In Through the Out Door

    No mais, valeu, abraço!

    1. Corrigindo minha lista porque faltou o primeiro do Saxon:
      1)Joy Division – Unknown pleasures
      2)Motörhead – Overkill
      3)Saxon – Saxon
      4)Eloy – Silent Cries and Mighty Echoes
      5)The Police – Reggatta de Blanc
      6)Pink Floyd – The Wall
      7)AC/DC – Highway to Hell
      8)Dire Straits – Communiqué
      9)Scorpions – Lovedrive
      10)Van Halen – Van Halen II

      Menção honrosa: Led Zeppelin – In Through the Out Door

    2. Puxa Renan, obrigado pelo comentário. Sempre bom o retorno de nossos leitores. Fique a vontade sempre, a casa é sua.

      Sua lista de 79 é ótima, muitos entraram na nossa lista original. Discos atemporais.

      E sua posição sobre o Lovedrive é simplesmente perfeita, hehehe

      Abração e bom fim de semana

    3. Velho, ótima lista esta tua, ainda mais por considerar o injustiçado Eloy em alta posição.

      Fique a vontade para comentar em nosso site. Abraços e ótimo fim de semana!

      1. Obrigado a vocês pelo excelente trabalho em prol da boa música meus caros. Continuem assim!

        Assim que puder enviarei mais comentários. Um grande abraço e boa semana a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.