Direto do Forno: The Fallen State – A Deadset Endeavour [2019]

Direto do Forno: The Fallen State – A Deadset Endeavour [2019]

Por Daniel Benedetti

The Fallen State é uma banda britânica de rock, oriunda de Barnstaple, em Devon. Sendo efetiva no cenário musical de Devon, a banda surgiu sob o nome de The Fallen State em 2013, após o rompimento dos conjuntos locais Tequila Rockingbird e Load, Click, Shoot.

A atual formação é composta por Ben Stenning (vocal), Jon Price (guitarra-solo), Dan Oke (guitarra-base), Greg Butler (baixo) e Rich Walker (bateria).

A The Fallen State havia lançado cinco EPs até o momento: The Fallen State (2014), Two (2014), Three (2014), Crown Your Shadows (2016) e The View From Ruin (2017). Agora, o grupo apresenta A Deadset Endeavour, seu álbum de estreia, gravado pela Red City Recordings e produzido por David Radahd-Jones, lançado em abril de 2019.

“Statements” abre o álbum com uma melodia suave, mas que vai ganhando peso com seu desenrolar, especialmente no refrão. “For My Sorrow” tem na seção rítmica seu ponto forte, seja pela bateria Rich Walker, seja pelo baixo pulsante de Greg Butler, além de um refrão ‘pegajoso’ – no melhor sentido. Os guitarristas Dan Oke e Jon Price comandam a interessante “American Made”, com riffs poderosos, em uma faixa que intercala momentos mais e menos velozes, mas todos certamente intensos.

“Paradox” faz jus ao seu nome, envolvendo o ouvinte em um mix de suavidade e fúria, contando com riffs mais elaborados. “Torn” é uma canção mais pesada, com as guitarras afiadas e bem intensas, uma verdadeira porrada. A bateria sólida de Walker dita o ritmo da emocional “Can’t Fight the Feeling”, a qual se demonstra através de vocais angustiantes de Ben Stenning. “Open Wound” é mais melódica, embora também intensa, e um refrão AOR a torna ainda mais acessível.

Os ótimos riffs de guitarra se encontram perfeitamente com o baixo ressonante de Butler na poderosa “Attitude”, um Hard vigoroso de refrão ‘meloso’. “Lovers & Psychos” segue com a pegada AOR em flerte com a modernidade. “Fragments” encerra o disco com uma balada bem cadenciada, de refrão forte e ótimos vocais de Stenning.

Embora não seja um trabalho conceitual, há um tema forte percorrendo este álbum, sobre tentar construí-lo dentro da indústria da música, e, de uma perspectiva pessoal e emocional, isto seria um “esforço sem saída” (ou seja, A Deadset Endeavour).

A Deadset Endeavour é um álbum de Rock, contando com boas doses de peso, mas sem abrir mão da melodia e de toques de modernidade. Uma estreia promissora para o The Fallen State.

The Fallen State:

Ben Stenning – Vocal

Jon Price – Guitarra-solo

Dan Oke – Guitarra-base

Greg Butler – Baixo

Rich Walker – Bateria

Faixas:

  1. Statements
  2. For My Sorrow
  3. American Made
  4. Paradox
  5. Torn
  6. Can’t Fight The Feeling
  7. Open Wound
  8. Attitude
  9. Lovers & Psychos
  10. Fragments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.