UFO – The Chrysalis Years [2013] – Parte 3

UFO – The Chrysalis Years [2013] – Parte 3

Por Mairon Machado

O último lançamento a ser resenhado aqui é talvez o mais valioso. Afinal, são dez CDs no box The Complete Studio Albums 1974-1986, cobrindo desde Phenomenon (1974) até Misdemeanor (1986). Cada CD é dedicado para um dos álbuns de estúdio lançados nesse período, e portanto, não temos Strangers in the Night entre eles.

Além disso, os CDs estão “empacotados” em envelopes que imitam o vinil (o tradicional Mini-CD), sem encarte nenhum acompanhando qualquer CD, ou mesmo algum material extra (livreto, fotos, letras, etc) no box. Apenas os 10 CDs em uma caixa única e pronto. As capas não são as originais, e sim as versões americanas, apesar de na caixa, aparecerem as versões originais (essencialmente, Force It e The Wild, The Willing and the Innoncent estão com as capas americanas). Mas e daí, se não tem nenhum mimo, musicalmente vale a pena pegar esse box? Bom, no geral, sim, vale, por que ele traz muitas novidades em relação aos outros dois boxes já resenhados aqui.

A caixa com dez CDs abordada nesta resenha

No CD 1, com o álbum Phenomenon, os bônus são “Sixteen” e “Oh My” em versões demo. “Sixteen” é uma faixa que ficou de fora de Phenomenon, e totalmente rara na discografia da banda. Ela teve uma versão inicial gravada pelo guitarrista Bernie Marsden (aquele do Whitesnake), que é a versão demo citada anteriormente. A versão final, já com Schenker nas seis cordas, e que acabou não sendo incluída em Phenomenon, também está nesse CD. Complementam os bônus do CD “Give Her the Gun” e “Sweet Little Thing”, nas mesmas versões do primeiro box resenhado aqui.

No CD 2, com Force It, os bônus são a inédita “A Million Miles” e versões ao vivo para “Let It Roll” e “This Kid’s”. As datas e os locais das gravações dessas faixas não consta no box. O CD 3 apresenta No Heavy Petting, e como bônus, as cinco canções que o grupo gravou na época de No Heavy Petting para o que seria o próximo álbum, mas que não chegaram a ser lançadas, as quais são a cover de “All Or Nothing” (original do Faces) junto de “French Kisses”, “Have You Seen Me Lately Joan”, “Tonight Tonight” e “All The Strings”.

Os 10 CDs, no formato mini-vinil

No CD 4, trazendo Lights Out, os bônus são faixas de uma apresentação no Roundhouse de Londres, em 1976, as quais são “Lights Out”, “Gettin’ Ready”, “Love to Love” e “Try Me”. Já o CD 5, encerrando a fase Schenker com Obsession, os bônus são versões ao vivo de “Hot ‘N’ Ready”, “Pack It Up (And Go)”, ambas do show de Columbus, Ohio, em 17 de outubro de 1978, e “Ain’t No Baby”, do show de Kenosha, Wisconsin, em 14 de outubro de 1978.

Com o CD 6, entramos na década de 80 e o álbum No Place To Run, o primeiro sem Schenker. As bônus aqui são uma versão alternativa de “Gone In The Night” e os registros ao vivo de “Lettin’ Go”, “Mystery Train” e “No Place To Run”, todas da apresentação da banda no Marquee de Londres em 16 de novembro de 1980. Para o CD 7, trazendo The Wild, The Willing And The Innocent, as bônus são versões ao vivo de “Long Gone”, “Lonely Heart” e “Makin’ Moves”. No CD 8, o álbum Mechanix surge na íntegra, com os bônus sendo “Heel of a Stranger”, que ficou de fora da versão original, as versões ao vivo de “We Belong to the Night” e “Let It Rain”, registradas em Oxford no dia 25 de março de 1983, e ainda “Doing It All for You”, capturada ao vivo na passagem de som do show no The Birmingham Odeon, um dia depois.

Os boxes aqui apresentados nessa pequena série

Por fim, o CD 9, com o álbum Making Contact, os bônus são o lado B “Everybody Knows” (B-side do single de “When It’s Time to Rock”) e as faixas ao vivo “When It’s Time To Rock” e “Blinded By A Lie”, registradas nos shows de Oxford e Birmingham citados no CD 8. E no CD 10, dedicado ao álbum Misdemeanor, as bônus são “The Chase”, B-side do single “This Time”, e os remixes americanos para “Night Run”, “This Time”, “Heavens Gate”, “Name Of Love”, “One Heart” e “Blue”.

Bom, esses são todos os bônus da caixa, que além deles, como dito, traz os outros dez álbuns em suas totalidades. Massssssss, é necessário alertar que há ainda uma pequena “falha” no box. Apesar das bônus serem inéditas em relação aos boxes anteriores, elas não são totalmente inéditas. Os únicos bônus totalmente inéditos são as versões ao vivo de “Long Gone”, “Lonely Heart” e “Makin’ Moves”, do CD 7, e as versões remixes americanas de “Name Of Love”, “One Heart” e “Blue”, do CD 10.

Formação clássica dos anos 70: Phil Mogg, Michael Schenker, Paul Raymond, Pete Way e Andy Parker

A maioria delas já havia aparecido nos relançamentos em CD dos seus respectivos álbuns, feitos pela Chrysalis entre 2007 e 2009, ou então como extras das versões nipônicas, as quais são “Heel of a Stranger” e “Everybody Knows”, de Mechanix e Making Contact respectivamente (e “Everybody Knows” no referido single). Ainda, para os completistas, o relançamento exclusivo em CD de Phenomenon tem “Doctor Doctor”, registrada ao vivo em 06 de junho de 1974, e o de Force It ainda conta com “Mother Mary”, “Out in the Street” e “Shoot Shoot”, sem data ou local de gravação. Ou seja, mesmo com esse box de 10 CDs, e os dois boxes anteriores, você ainda não terá todo o material do UFO oficialmente lançado pela Chrysalis. Cabe a você julgar se vale a pena buscar essas versões individuais ou não por quatro músicas.

De qualquer forma, a Chrysalis fez essa coleção realmente para fãs e pessoas que querem conhecer os ingleses, e de forma geral, pelo preço que chegou ao mercado, muito bem acessível, é uma aquisição que julgo muito apropriada, ainda mais que estamos nessa fase de comemorações de fim de ano, com presentes de Natal e amigos-secretos.

Formação clássica dos anos 80: Neil Carter, Paul Chapman, Phil Mogg, Pete Way e Andy Parker

Track list

CD 1 Phenomenon
1 Oh My
2 Crystal Light
3 Doctor Doctor
4 Space Child
5 Rock Bottom
6 Too Young To No
7 Time On My Hands
8 Built For Comfort
9 Lipstick Traces
10 Queen Of The Deep
11 Sixteen (Demo)
12 Oh My (Demo)
13 Give Her The Gun (A-side)
14 Sweet Little Thing (B-side)
15 Sixteen (Non-album Outtake)

CD 2 Force It
1 Let It Roll
2 Shoot Shoot
3 High Flyer
4 Love Lost Love
5 Out In The Street
6 Mother Mary
7 Too Much Of Nothing
8 Dance Your Life Away
9 This Kid’s (Including ‘Between The Walls’)
10 A Million Miles
11 Let It Roll (Live)
12 This Kid’s (Live)

CD 3 No Heavy Petting
1 Natural Thing
2 I’m A Loser
3 Can You Roll Her
4 Belladonna
5 Reasons Love
6 Highway Lady
7 On With The Action
8 A Fool In Love
9 Martian Landscape
10 All Or Nothing
11 French Kisses
12 Have You Seen Me Lately Joan
13 Tonight Tonight
14 All The Strings

CD 4 Lights Out
1 Too Hot To Handle
2 Just Another Suicide
3 Try Me
4 Lights Out
5 Gettin’ Ready
6 Alone Again Or
7 Electric Phase
8 Love To Love
9 Lights Out (Live)
10 Gettin’ Ready (Live)
11 Love To Love (Live)
12 Try Me (Live)

CD 5 Obsession
1 Only You Can Rock Me
2 Pack It Up (And Go)
3 Arbory Hill
4 Ain’t No Baby
5 Lookin’ Out For No. 1
6 Hot ‘N’ Ready
7 Cherry
8 You Don’t Fool Me
9 Lookin’ Out For No. 1 (Reprise)
10 One More For The Rodeo
11 Born To Lose
12 Hot ‘N’ Ready (Live)
13 Pack It Up (And Go) (Live)
14 Ain’t No Baby (Live)

CD 6 No Place To Run
1 Alpha Centauri
2 Lettin’ Go
3 Mystery Train
4 This Fire Burns Tonight
5 Gone In The Night
6 Young Blood
7 No Place To Run
8 Take It Or Leave It
9 Money Money
10 Anyday
11 Gone In The Night (Alt Version)
12 Lettin’ Go (Live)
13 Mystery Train (Live)
14 No Place To Run (Live)

CD 7 The Wild, The Willing And The Innocent
1 Chains Chains
2 Long Gone
3 The Wild, The Willing And The Innocent
4 It’s Killing Me
5 Makin’ Moves
6 Lonely Heart
7 Couldn’t Get It Right
8 Profession Of Violence
9 Long Gone (Live)
10 Lonely Heart (Live)
11 Makin’ Moves (Live)

CD 8 Mechanix
1 The Writer
2 Somethin’ Else
3 Back Into My Life
4 You’ll Get Love
5 Doing It All For You
6 We Belong To The Night
7 Let It Rain
8 Terri
9 Feel It
10 Dreaming
11 Heel Of A Stranger
12 We Belong To The Night (Live)
13 Let It Rain (Live)
14 Doing It All For You (Soundcheck)

CD 9 Making Contact
1 Blinded By A Lie
2 Diesel In The Dust
3 A Fool For Love
4 You And Me
5 When It’s Time To Rock
6 The Way The Wild Wind Blows
7 Call My Name
8 All Over You
9 No Getaway
10 Push, It’s Love
11 Everybody Knows (B-side)
12 When It’s Time To Rock (Live)
13 Blinded By A Lie (Live)

CD 10 Misdemeanor
1 This Time
2 One Heart
3 Night Run
4 The Only Ones
5 Meanstreets
6 Name Of Love
7 Blue
8 Dream The Dream
9 Heavens Gate
10 Wreckless
11 The Chase (B-side)
12 Night Run (US Remix)
13 This Time (US Remix)
14 Heavens Gate (US Remix)
15 Name Of Love (US Remix)
16 One Heart (US Remix)
17 Blue (US Remix)

4 comentários sobre “UFO – The Chrysalis Years [2013] – Parte 3

  1. Essa é a box que tenho, e que supre minhas necessidades em relação ao UFO. Minha única ressalva é a falta de um livreto com maiores informações e detalhes sobre os discos individuais – tentar ler as contracapas fica difícil quando a visão passou do prazo de validade. Você já viu a box do “Strangers in the Night”? É simplesmente sensacional!!

    1. Não conheço esse box do Strangers meu caro. Tem novidades em relação ao LP? E concordo com você, poderia ter um livreto né … Abraços

      1. Saiu no final do ano passado. Todos os seis shows originalmente gravados para o LP original são incluídos na íntegra, bem como o original (como CD duplo, apesar de ser os mesmos 69 minutos do álbum) com arte de capa original. Totaliza 8 CDs – e acredite, mesmo o repertório sendo basicamente o mesmo, você vai querer ouvir todos eles sempre!!
        Tem um vídeo com o unboxing neste link: https://www.youtube.com/watch?v=N6iQSyDUn9w

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.