Direto do Forno: Skylark – Skylark 全部 [2010]

Direto do Forno: Skylark – Skylark 全部 [2010]

Por Mairon Machado

Fundado em 1994, o grupo italiano Skylark vem conquistando fãs com o passar dos anos, graças ao talento (e beleza) de Kiara Laetitia (vocais) e também de Eddy Antonini (teclados, piano). Com nove discos na sua carreira, destacando a série Divine Gates, a qual contém quatro partes (a saber Gate of Hell, de 1999; Gate of Heaven, de 2000; The Last Gate, de 2007; e o DVD The Live Gate, de 2009), os fãs brasileiros recebem a boa notícia do lançamento da coletânea Skylark 全部, através do selo Shinigami Records.
Roberto Potenti, Kiara Laetitia, Eddie Antonini e Nico Tordini
Para quem nunca ouviu falar do grupo, eles surgiram no cenário musical como uma banda underground italiana, evoluindo para composições próximas ao progressivo através do trabalho de Antonini e de Nico Tordini (guitarras), Roberto “Brodo” Potenti (baixo, vocais) e Carlos Cantatore (bateria) (N. R. outros dois bateristas já assumiram a função no Skylark: Francisco Meles e Frederico Ria). 

Kiara, o umbigo mais belo do rock

Através do boca-a-boca e de sites dedicados à banda, o grupo se tornou um ícone na europa e na Ásia, e já se apresentou em diversos países, ao lado de grupos como Nightwish e Dream Theater, além de ter vendido bastante principalmente na Ásia, onde no Japão e na China eles são tratados como reis. Na China, inclusive, eles são os responsáveis pela maior turnê de um grupo internacional naquele país.

Skylark 全部 apresenta canções que simbolizam bem o gênero power metal do grupo, com destaque mais que excepcional para Kiara, famosa por possuir o que os marmanjos elegeram como o umbigo mais belo do rock mundial, algumas com novos arranjos, e também duas canções inéditas.

O vocalista David Defeis (Virgin Steele) participa da regravação de “Symbol of Freedom“, que está originalmente no álbum The Princess’ Day, de 2002. A inédita “The Final Answer” virou hino dos fãs, sendo uma faixa metal onde os vocais de Kiara lembram bastante os da dupla Anni-Frid Lyngstad e Agnetha Fältskog (vocalistas do grupo ABBA). A outra canção inédita é a balada “Song for a Day”, que não agrada tanto quanto as canções mais trabalhadas do grupo. 

Divulgação de Skylark 全部

No mais, as novas versões privilegiaram os vocais de Kiara e também o processo de harmonização das canções. “Dying Inside”, por exemplo, perdeu seu lado farofa da versão original, no álbum Divine Gates Part III: The Last Gate, assim como a bela suíte “Lady of the Sky“, que fugiu do lado sinfônico do álbum Divine Gates Part II: Gate of Heaven, mas manteve toda sua imponência em seus mais de 10 minutos.

O álbum faz um bom apanhado da carreira do Skylark. Além dos citados, da primeira parte da trilogia aparece “The Triumph” (Gate of Hell). Ainda, do álbum Wings (2004), aparece “Summer of 2001”, e também “Escape from the Dark” (do álbum de estreia, The Horizon & The Storm, de 1995), e “Sun (Keeper of Dreams)”, que já apareceu em EPs anteriores do grupo no Japão. Aliás, essas duas últimas canções são as melhores do CD.

A versão da Shinigami Records é a versão simples. Na Europa e no Japão, Skylark 全部 saiu em outubro do ano passado também em uma versão dupla, onde o segundo CD é exatamente o DVD The Live Gate, que também está sendo lançado pela Shinigami no Brasil.

 

Uma boa coletânea para servir como um aprendizado no som moderno do Skylark, que se você quiser mesmo conhecer, ou se gostar da coletânea, vá direto conferir as versões originais, principalmente as da trilogia Divine Gates

Eddie Antonini, Roberto Potenti e Kiara Laetitia
Track list:
1. Symbol of Freedom
2. The Final Answer
3. The Triumph
4. A Song for A Day
5. Summer of 2001
6. Lady of the Sky
7. Escape from the Dark
8. Sun (Keeper of Dreams)

Um comentário em “Direto do Forno: Skylark – Skylark 全部 [2010]

  1. Alguém mais que tenha visto o DVD Live Gate tb tem a sensação que eu e o Micael tivemos de que na verdade, o show foi registrado em um estúdio, com inserção de palmas e imagens do público.

    é muita cara-de-pau ficar uma hora em estudio fingindo que está ao vivo. Picaretagem 100% italiana, hehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.